Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom, é empossado presidente da Famurs

Publicada em 09/06/2023

  • Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom, é empossado presidente da Famurs

O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, foi empossado presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) na noite desta terça-feira (6). Recebendo o cargo do prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, Orsi ficará no comando do Conselho Administrativo da Famurs durante o anuênio 2023/2024. 

Em seu discurso, já como presidente, Orsi destacou que ele tem como objetivo aprofundar a interiorização e integração para superar problemas municipais, mediante soluções regionais e da descentralização da Famurs. Ainda, o foco será dar apoio às iniciativas do enfrentamento à violência nas escolas, com segurança e qualificação das guardas municipais e formação continuada por meio da Escola Famurs. 

A gestão do prefeito Orsi também vai trabalhar na Identificação de Arranjos Produtivos Regionais, valorizando e auxiliando no atendimento à saúde a partir do fortalecimento da atuação dos consórcios, além de potencializar o setor de pesquisas da entidade “Também assumo o compromisso de formalizar o pedido de credenciamento da Escola Famurs para garantir a autorização de cursos, como Faculdade de Gestão Pública, perante o Ministério da Educação”, se comprometeu. 

Luciano Orsi afirmou que seguirá trabalhando pelas pautas da governança, sustentabilidade e inovação, motes do evento, mas acima de tudo, estará “na linha de frente atuando em defesa dos municípios gaúchos, ao lago do governo do Estado, das instituições e do povo do Rio Grande”, finalizou. 

O evento contou com a participação do Governador do Estado do RS, Eduardo Leite, que destacou que seu governo tem um caráter municipalista e há um olhar para as cidades. Ele afirmou que tem uma preocupação permanente, ao lançar programar e projetos pelo Estado, que sejam capazes de desenvolver os municípios. 

Na oportunidade, Leite anunciou que, até o fim do mês de junho, o Estado vai aportar novos recursos no programa Primeira Infância Melhor (PIM) e vai abrir edital para que os 239 municípios que ainda não integram o programa tenham a oportunidade de aderi-lo, expandindo, assim, o PIM no RS. 

O governador ainda lembrou dos programas Pavimenta, Avançar no Turismo e Avançar no Esporte, entre outros projetos, que beneficiaram os municípios ao longo do último, fruto da parceria com os gestores. Novos investimentos aguardam o andamento da privatização da Corsan, explicou Leite, pois atualmente o RS tem uma menor arrecadação do ICMS, resultante da redução da alíquota em 2023. 

O governador Eduardo Leite também assumiu o compromisso de que é sua prioridade, mediante resolução da privatização da Corsan e antes dos programas de investimentos do Estado, será a definição de programas e editais em parceria com os municípios. “Quando a gente lança e encaminha, esse governo cumpre. Não esperem de nós anunciarmos programas com recursos que a gente não tem”, garantiu.

Também compuseram a solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado estadual Vilmar Zanchin; o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Marco Peixoto; a subdefensora pública geral do Estado, Melissa Torres Silveira; representando o Ministério Público, o promotor de Justiça Sandro Loureiro Marones, representando do Tribunal de Justiça(TJRS), a diretora do Fora da Comarca de Restinga Sêca, Juliana Tronco Cardoso; o representante da Câmara dos Deputados, deputado federal Pompeo de Mattos; e representando o governo federal, o secretário de Comunicação Institucional da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Maneco Hassen. 

Conselho Administrativo

Na oportunidade também foram empossados os vice-presidentes que irão compor o Conselho de Administração para a Gestão 2023/2024. A nova presidência da Famurs fica composta da seguinte forma:

Presidente – Luciano Libório Baptista Orsi (PDT) / Campo Bom - Amvag

Vice-presidentes

Jonas Fernando Hauschild (PDT) / Tucunduva – Amufron

Marcelo Arruda – (PTB) / Barra do Rio Azul – Amau

Mário Augusto de Freire Gonçalves (PP) / Dom Pedrito – Assudoeste

José Alberto Panosso (MDB) Frederico Westphalen – Amzop

Carlos Alberto Bohn (PSDB) / Mato Leitão – Amvarp

Evandro Luis Massing (PT) / Palmeira das Missões – Amzop

Gilson Adriano Becker (PSB) / Vera Cruz – Amvarp

Conselho Fiscal

Também foram empossados, na presente solenidade, os prefeitos que irão compor o Conselho Fiscal da Famurs para o biênio 2023/2025, que ficou definido pela seguinte forma:

Paulo Ricardo Salerno / Restinga Sêca – Presidente

Jones Jehn da Cunha / Horizontina – 1º Titular

Everaldo Bueno Rolim / Inhacorá – 2º Titular

Rodrigo Jacoby Trindade / Mormaço – 1º Suplente

Rodrigo Amadeo Battistella / Nova Santa Rita

Daniel Pereira Almeida / Butiá

Com informações da Famurs

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


prumo condominios
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface