Publicada em 09/06/2023
Uma reunião, realizada na manhã da quarta-feira (7), no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vereadores, tratou sobre a implantação do primeiro Comitê Municipal da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, que está dentro da Secretaria Municipal de Saúde. Na oportunidade, foi elaborada uma portaria para o encaminhamento da sua legalização ao executivo do município.
Estiveram presentes representantes da SMS, das Coordenadorias Regionais de Saúde e Educação, Unicruz, Projetos Narrativas Negras, Conselho Municipal de Saúde, Associação 13 de Maio e do Centro Cultural Nelson Mandela.
A Política de Saúde da População Negra é um conjunto de propostas que atuará de forma transversal com os demais segmentos do município, tendo como principal objetivo o cuidado com a saúde e combate a todas as formas de racismo.
A Secretaria de Saúde tem como representantes desta política, a Assistente Social, Teresa de Oliveira e a Enfermeira, Cristina Tum. “Lembro que, segundo o IBGE/2015 a população negra e parda é a maioria entre os usuários do SUS. No próximo mês faremos uma nova reunião com o objetivo de fazer um amplo chamamento”, comenta Teresa.
Com informações da Prefeitura de Cruz Alta
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações