Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Centro Acolher de Cruz Alta é referência para municípios da região

Publicada em 04/06/2023

  • Centro Acolher de Cruz Alta é referência para municípios da região

Composto por uma equipe multiprofissional, o Centro Acolher de Cruz Alta, é referência para vários municípios da região. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, em período integral. De acordo com o Coordenador, Vinicius Borges, o objetivo é garantir o pleno desenvolvimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista-TEA e prestar auxílio às famílias quanto o acesso ao diagnóstico e terapias. Somente Cruz Alta, possui em torno de 250 crianças, na faixa etária dos dois aos 26 anos, com autismo.

O espaço, que fica na Rua General Antônio Neto, nº 453, Bairro São João, além de receber os portadores de Transtornos do Espectro Autista e Transtornos do Desenvolvimento Global, bem como suas famílias, tem como objetivo acolher e direcionar os pacientes para a linha de cuidado por meio da escuta e atendimento de suas necessidades; acolher familiares em suas dificuldades de entendimento do diagnóstico e tratamento por meios de ações de escuta e educativas; proporcionar local adequado para a equipe multidisciplinar avaliar, quando necessário, os pacientes para o diagnósticos.

Vinícius destaca que a equipe de profissionais efetua estudos de casos, multiavaliações, consulta integrada para a construção dos planos de atendimentos, acolhimentos, atendimentos as famílias, medicações, terapias individuais por cada profissional, bem como intervenções Neuropsicopedagógicas e Psicopedagógicas junto as instituições de ensino sempre que necessário.

Sobre o TEA

O Transtorno do Espectro Autista é apontado como um problema de saúde pública mundial pela OMS, pois é uma condição que altera o neurodesenvolvimento da pessoa autista. Assim, prejudica a organização de pensamentos, sentimentos e emoções, o que compromete a comunicação e a interação social do indivíduo.

O termo “espectro” foi inserido ao nome do transtorno autista em 2013, por conta da diversidade de sintomas e níveis que as pessoas apresentam. Cada indivíduo com autismo tem seu próprio conjunto de manifestações, tornando-o único dentro do espectro.

 

Com informações da Prefeitura Municipal de Cruz Alta

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Criação de Lojas Virtuais
Lottini & Co
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface