Publicada em 04/06/2023
Composto por uma equipe multiprofissional, o Centro Acolher de Cruz Alta, é referência para vários municípios da região. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, em período integral. De acordo com o Coordenador, Vinicius Borges, o objetivo é garantir o pleno desenvolvimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista-TEA e prestar auxílio às famílias quanto o acesso ao diagnóstico e terapias. Somente Cruz Alta, possui em torno de 250 crianças, na faixa etária dos dois aos 26 anos, com autismo.
O espaço, que fica na Rua General Antônio Neto, nº 453, Bairro São João, além de receber os portadores de Transtornos do Espectro Autista e Transtornos do Desenvolvimento Global, bem como suas famílias, tem como objetivo acolher e direcionar os pacientes para a linha de cuidado por meio da escuta e atendimento de suas necessidades; acolher familiares em suas dificuldades de entendimento do diagnóstico e tratamento por meios de ações de escuta e educativas; proporcionar local adequado para a equipe multidisciplinar avaliar, quando necessário, os pacientes para o diagnósticos.
Vinícius destaca que a equipe de profissionais efetua estudos de casos, multiavaliações, consulta integrada para a construção dos planos de atendimentos, acolhimentos, atendimentos as famílias, medicações, terapias individuais por cada profissional, bem como intervenções Neuropsicopedagógicas e Psicopedagógicas junto as instituições de ensino sempre que necessário.
Sobre o TEA
O Transtorno do Espectro Autista é apontado como um problema de saúde pública mundial pela OMS, pois é uma condição que altera o neurodesenvolvimento da pessoa autista. Assim, prejudica a organização de pensamentos, sentimentos e emoções, o que compromete a comunicação e a interação social do indivíduo.
O termo “espectro” foi inserido ao nome do transtorno autista em 2013, por conta da diversidade de sintomas e níveis que as pessoas apresentam. Cada indivíduo com autismo tem seu próprio conjunto de manifestações, tornando-o único dentro do espectro.
Com informações da Prefeitura Municipal de Cruz Alta
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações