Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Prefeitura inova com Programa para acompanhar gestantes e bebês em Cruz Alta

Publicada em 01/06/2023

  • Prefeitura inova com Programa para acompanhar gestantes e bebês em Cruz Alta

A Prefeitura de Cruz Alta por meio da Secretaria da Saúde lançou na tarde da terça-feira (30/05), na Casa de Cultura Justino Martins, o Programa "Meu Bebê em Primeiro Lugar". A iniciativa tem como objetivo fornecer cuidados adequados às mulheres durante o período gestacional, ao binômio mãe/filho e à criança nos dois primeiros anos de vida.

O programa visa instrumentalizar os profissionais das Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município, capacitando-os para o processo de trabalho relacionado ao cuidado da mulher durante a gravidez, parto, puerpério e à criança nos primeiros dois anos de vida. A ação também tem como objetivo reduzir os índices de mortalidade materno-infantil, prevenir e/ou detectar patologias tanto maternas como fetais, assim como evitar o trabalho de parto prematuro e ampliar o tempo de aleitamento materno, proporcionando o crescimento e desenvolvimento saudável da criança, reduzindo os riscos às gestantes.

Em seu pronunciamento a prefeita Paula Rubin Facco Librelotto reforçou a importância da iniciativa. “O município através da sua rede de saúde irá acolher as futuras mães, desde o primeiro momento da descoberta da gravidez até os dois primeiros anos do bebê, prestando orientação e atendimento multidisciplinar. O Programa “Meu Bebê em Primeiro Lugar”, tem como objetivo principal acompanhar integralmente as mães, garantindo a saúde delas e de seus bebês, estimulando o vínculo de mãe e filho antes do nascimento, contribuindo para a qualidade de vida. Por meio desta importante iniciativa vamos aperfeiçoar e qualificar o atendimento prestado as nossas gestantes, reforçando o nosso compromisso com a saúde pública”, destacou a prefeita.

Para viabilizar a implementação do programa, o Poder Executivo irá investir anualmente cerca de R$ 3.500.000,00 (três milhões e quinhentos mil reais). Serão fornecidos exames adicionais, além do que o Ministério da Saúde preconiza, com o objetivo de detectar precocemente a malformação ou qualquer outro problema, garantindo o acompanhamento ideal. O atendimento será realizado por uma equipe multidisciplinar, composto por médico, dentista, nutricionista e enfermeiro. Também será disponibilizada a vacinação, exames de sangue e ultrassom.

Outra iniciativa que integrará o projeto é o Grupo de Gestantes que contará com o apoio da Universidade de Cruz Alta, prestando orientação acerca dos cuidados e dicas às gestantes, reforçando a importância do pré-natal.

A Secretária Municipal da Saúde, Daura Melissa Costa Beber Westphalen enfatizou a importância da assistência e do Programa na orientação às gestantes. “Para nós é muito gratificante estar lançando mais um importante programa voltado para a área da saúde pública. Através do Programa “Meu Bebê em Primeiro Lugar”, vamos oferecer as nossas gestantes, um atendimento multidisciplinar, que além de prestar orientações e atendimento médico, disponibilizará exames complementares para garantir segurança durante o período gestacional. Esta iniciativa reforça o compromisso da nossa gestão com a saúde pública, buscando melhorar a qualidade de vida e a saúde da mãe e do bebê”, destacou a secretária.

A Nutricionista e Coordenadora da Política de Alimentação e Nutrição da SMS, Juliana Pieniz Eidelwein fez uma apresentação ao público, explicando sobre a atuação das equipes e o funcionamento do Programa. Também foram apresentados pela Enfermeira e Coordenadora da Saúde da Mulher, Leise Pereira da Costa, o estudo preliminar realizado pela SMS sobre o atendimento e assistência às gestantes.

Saiba mais:

O Programa começou a ser pensado em 2021, com a intenção de fortalecer a atenção primária à saúde, garantindo um atendimento adequado e integral às gestantes e suas famílias, além de promover o desenvolvimento saudável das crianças nos primeiros anos de vida. O programa busca proporcionar um ambiente incentivado para o crescimento e bem-estar das mães e bebês, feliz para a redução da morbimortalidade materno-infantil e fortalecimento dos vínculos familiares.

O monitoramento acontecerá mensalmente mediante o envio de tabelas preenchidas pelas ESFs com dados referentes ao pré-natal, através de plataforma digital e analisadas pelos responsáveis do projeto. Toda a gestante que cumprir toda a rotina do Pré-Natal proposta pelo Projeto, participando das atividades e consultas, será premiada com uma bolsa de maternidade contendo os seguintes itens: termômetro, álcool 70%, fralda descartável, lenço umedecido e toalha de boca.

O médico obstetra, José Francisco Bortolotto ressalta que o Programa valoriza o atendimento das gestantes e principalmente da saúde dos bebês durante o período de gestação. Para o profissional essa assistência especial as gestantes é essencial para a construção de uma sociedade saudável. “Estou me sentindo muito feliz em ver esse Programa sair do papel e se materializar em nosso município. Esse investimento terá um retorno imensurável para a saúde pública, mas principalmente auxiliar às gestantes na orientação e nos cuidados básicos necessários para uma gestação segura. Compreendo pela minha experiência de mais de 16 anos atuando na saúde pública, que para mudar a realidade da saúde, devemos fazer a promoção e prevenção. Esse é um dos principais compromissos desta iniciativa, que trará grandes benefícios para a nossa comunidade”, concluiu.

Participaram da solenidade a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Valéria de Bortoli; os vereadores, Paulo Viecili e Cristiano Viana; o médico obstetra, Ricardo Severo; os secretários municipais de Obras, Planejamento e Mobilidade Urbana, Bárbara Vieira Nogueira; de Finanças, José Roberto Pieniz; de Desenvolvimento Econômico, Rural e Meio Ambiente, Cláudia Pedroso; de Administração, Thiago Bittencourt; da Cidadania, João Marangon; da Cultura e Turismo, Shana Reis e de Desenvolvimento Social, Hioran Cordeiro; além de servidores públicos da área da saúde e comunidade em geral.

 

Com informações da Prefeitura Municipal

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  • Prefeitura inova com Programa para acompanhar gestantes e bebês em Cruz Alta
  • Prefeitura inova com Programa para acompanhar gestantes e bebês em Cruz Alta
  • Prefeitura inova com Programa para acompanhar gestantes e bebês em Cruz Alta
Lottini & Co
ROSMER PALACE HOTEL
Criação de Lojas Virtuais

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface