Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

ESF BONINI: Atividade especial na quarta marcará o dia mundial sem tabaco

Publicada em 27/05/2023

  • ESF BONINI: Atividade especial na quarta marcará o dia mundial sem tabaco

Em comemoração ao Dia Mundial sem tabaco, a Secretaria de Saúde, através da ESF Bonini, realizará na próxima quarta-feira, 31, uma atividade especial, a partir das 9h, na Praça General Firmino de Paula (em frente à Prefeitura). No local, profissionais da unidade de saúde, farão um trabalho de orientação, conscientização e prevenção, voltado para a população em geral. “A nossa ideia é estimular as pessoas a ficarem, pelo menos neste dia, sem fumar”, diz Nanci da Paixão, Enfermeira.

Há dois anos, a ESF Bonini, faz um trabalho com grupos de pessoas que desejam parar de fumar. Os encontros acontecem na própria unidade de saúde, nas sextas-feiras, das 9h às 10h. A iniciativa busca ajudar os participantes a abandonarem o vício, através do fortalecimento mútuo, palestras, rodas de conversas, escuta, em último caso, medicamentos.  O grupo é guiado por uma equipe multidisciplinar, capacitada pelo Ministério da Saúde.

No momento, o grupo é integrado por 17 pessoas. Para participar, orienta-se a procurar a ESF Bonini, localizada na Rua Pedro Fumagali, Bonini I (telefone 55 33242246) ou buscar a sua própria ESF para que seja feito o encaminhamento. No momento, existe uma lista de espera.

“Temos observado um excelente resultado através destes grupos. Quem perseverou nos encontros, parou de fumar”, disse o Médico Dr. Rafael de Castro.

SOBRE O DIA MUNDIAL SEM TABACO

O Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio), conforme explica a profissional da Odontologia, Franciele Colomé Leal, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

O tabagismo é considerado uma doença crônica gerada pela dependência de nicotina (droga presente em qualquer derivado do tabaco, como cigarros, charuto, cachimbo, cigarro de palha, narguilé, cigarro eletrônico, entre outros).

“Esta data busca chamar a atenção das pessoas sobre a importância de parar de fumar. O objetivo é assegurar uma vida saudável, promovendo o bem-estar para todos”, disse a Nutricionista, Daiara de David.

Os usuários desses produtos, assim como as pessoas com quem convivem, são expostos continuamente a mais de quatro mil substâncias tóxicas, sendo muitas delas cancerígenas.

De acordo com o INCA e o Ministério da Saúde, essa exposição faz do tabagismo o mais importante fator de risco isolado de doenças graves e fatais como câncer (de pulmão, boca, laringe, estômago, colo de útero, leucemia, mama etc.), doenças cardiovasculares (infarto agudo do miocárdio, angina, hipertensão arterial, aneurismas arteriais, trombose, acidente vascular cerebral), doenças respiratórias (doença pulmonar obstrutiva crônica – enfisema pulmonar e bronquite crônica, tuberculose), infertilidade, impotência sexual no homem, menopausa precoce na mulher, dentre outras doenças.

A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças, dentre elas, a Covid-19.

 

Com informações da Prefeitura Municipal de Cruz Alta

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface