Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Prefeita Paula e Deputado Rafael em agenda com a Secretária de Cultura do RS

Publicada em 24/05/2023

  • Prefeita Paula e Deputado Rafael em agenda  com a secretária de Cultura do RS

Para tratar sobre as potencialidades culturais e históricas de Cruz Alta, a prefeita Paula Rubin Facco Librelotto e o Deputado Estadual Rafael Braga Librelotto, estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira, 23, em Porto Alegre, com a Secretária Estadual da Cultura, Beatriz Araujo. Participaram da reunião o Diretor de Fomento da SEDAC, Rafael Balle e o Chefe de Gabinete, André Kryszczun.

Intermediada pelo deputado Rafael Braga, a audiência teve como objetivo apresentar ao governo do Estado os principais projetos artísticos e culturais realizados pela prefeitura, em especial aos eventos da Coxilha Nativista, Feira do Livro e Carnaval, bem como as ações de preservação do patrimônio público e material de Cruz Alta. 

Durante os últimos anos, a Prefeitura tem trabalhado e atuado na captação de recursos inseridos dentro dos editais disponibilizados pelos governos do Estadual e Federal, bem como de recursos privados através das Leis de Incentivo à Cultura. Atualmente a Coxilha Nativista e a Feira do Livro de Cruz Alta contam com patrocínios e recursos captados através da lei.

Investir em cultura significa promover a diversidade de expressões artísticas, preservar tradições, valorizar o patrimônio cultural e oferecer oportunidades para artistas locais e regionais mostrarem seu talento. Isso enriquece a vida cultural da cidade e proporciona uma experiência cultural rica e variada para os moradores.

Carnaval de Cruz Alta

Durante a reunião foi apresentado à Secretária Beatriz, o Projeto do Carnaval de Cruz Alta – Desfile das Escolas de Samba, considerado um dos mais tradicionais e importantes eventos culturais do Estado. O carnaval movimenta a cidade e atrai turistas de diversas regiões, mobilizando o comércio local, em especial a rede hoteleira, de alimentação, confecção de fantasias, salões de beleza, entre outros empreendimentos que são beneficiados diretamente ou indiretamente pelo evento. 

Com a finalidade de fortalecer o Carnaval, a Prefeitura está trabalhando juntamente com as Escolas de Samba e com a Liga das Escolas de Samba de Cruz Alta, para qualificar a infraestrutura e captar novos recursos para ampliar o evento, considerado um dos três maiores do Estado. A Prefeitura está buscando recursos junto ao Sistema Pró-cultura do Estado.

O Carnaval desempenha um papel fundamental na promoção da diversidade cultural, no fortalecimento das tradições, na expressão artística, no turismo e na promoção do bem-estar social. Sua importância cultural transcende fronteiras e é uma celebração que une pessoas de diferentes origens em torno de uma festa cheia de cor, música e alegria.

A Secretária Estadual da Cultura, Beatriz Araújo, mostrou-se receptiva às propostas apresentadas pela comitiva de Cruz Alta, reconhecendo o potencial do Carnaval como um elemento impulsionador da cultura local e se comprometendo a apoiar iniciativas que valorizem e fortaleçam essa importante manifestação cultural.

 

Com informações da Prefeitura Municipal de Cruz Alta

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Criação de Lojas Virtuais
ROSMER PALACE HOTEL
Lottini & Co

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface