Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

11.226 VACINADOS : Cruz Alta segue vacinando contra a gripe; procura é baixa

Publicada em 22/05/2023

  • 11.226 VACINADOS : Cruz Alta segue vacinando contra a gripe; procura é baixa

Em Cruz Alta, segue a vacinação contra a Gripe, liberada, agora, para toda a população acima dos seis meses de idade. No total, até o momento, 11.226 pessoas foram vacinadas. Antes, apenas os grupos prioritários estavam recebendo a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS).  A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou no dia 10 de abril atendendo, inicialmente, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da Saúde, crianças a partir dos seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, entre outros. “A procura está baixa, principalmente em relação aos grupos prioritários. Precisamos fazer um chamamento para que as pessoas procurem se vacinar”, diz Joice Miron Grenzel, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

A ampliação atende a uma determinação do Ministério da Saúde que busca reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade, decorrente da infecção pelo vírus. Segundo Joice, a vacina da influenza pode ser tomada junto com a da Covid-19, não sendo indicada apenas em casos de doenças febris e de Covid-19. “Não há problema algum em tomar simultaneamente. Nós só recomendamos o adiamento da vacinação se a pessoa estiver com sintomas gripais nos últimos sete dias ou Covid nos últimos 30 dias”, explicou.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra Influenza deste ano é composta por duas cepas do vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e por uma cepa do tipo B (linhagem Victoria). O imunizante é atualizado a cada ano com as cepas mais circulantes no mundo – por isso a necessidade de a vacina ser tomada anualmente.

LOCAIS

A população adulta pode se vacinar em todas as ESFs (exceção da ESF Fátima), Serviço de Atendimento Especializado de DST/Aids-SAE, e no Centro de Saúde da Mulher e da Criança.

Já a vacinação infantil (a partir dos seis meses) ocorre nos seguintes locais: CSMC, ESF Alvorada, ESF Vila Nova, ESF Jardim Primavera, ESF Centro, ESF Toríbio Verissimo, ESF Abegay, ESF Santa Rita, ESF Brum, ESF São Genaro e UBS Benjamin Nott.

O horário de aplicação acontece das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Para se vacinar, a pessoa deve procurar uma Unidade de Saúde, levando a caderneta de vacinação e um documento pessoal com foto (CPF).

 

Com Informações da Prefeitura Municipal

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

ROSMER PALACE HOTEL
Criação de Sites e Desenvolvimento de Sites - Netface
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface