Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Movimento 'a paz está em nossas mãos' será realizado nesta sexta-feira

Publicada em 19/05/2023

  • Movimento a paz está em nossas mãos será realizado nesta sexta-feira

Com o objetivo de celebrar os dois anos da Lei Municipal no 3242/21, que instituiu o Programa de Pacificação Restaurativa, o Núcleo de Justiça Restaurativa de Cruz Alta promoverá nesta sexta-feira (19), a partir das 14 horas, na Praça Erico Verissimo, o Movimento “a paz está em nossas mãos”.

Conforme Liege Machado Suptitz, Coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa de Cruz Alta, em 20 de maio, a Lei Municipal de Pacificação Restaurativa completa dois anos. “Por isso, é muito oportuno que as nossas escolas possam participar dessa comemoração, levando à comunidade cruz-altense as produções temáticas sobre paz, sobre valores, sobre sentimentos”, diz.

Liege salienta que a Justiça Restaurativa preconiza a horizontalidade, a inclusão, o pertencimento e observando estes pressupostos, o Movimento “a Paz está em minhas mãos” pretende celebrar muito mais que a criação de uma Lei.

“É um movimento que visa celebrar o bem, a união, o respeito, a transformação de cada um de nós e também da nossa sociedade para que tenhamos uma cidade mais pacífica e mais feliz”, diz.

O Programa de Pacificação Restaurativa, de acordo com Liege, visa ofertar a nossa comunidade as práticas autocompositivas e restaurativas como forma de fortalecer laços sociais e fomentar a cultura da paz, diminuindo conflitos e situações de violência.

“Durante o mês de abril, em razão dos tristes episódios que aconteceram nas escolas do nosso país e o clima de medo e insegurança que se espalhou, o Núcleo de Justiça Restaurativa de Cruz Alta promoveu ações em parceria com a Rede de Apoio às Escolas, orientando as equipes diretivas e colocando à disposição o trabalho dos Facilitadores de Círculos de Construção de Paz”, diz.

A Coordenadora destaca que, criar uma cultura de paz, valorizando o ser humano, promovendo o diálogo, o respeito, a cooperação, despertando a consciência de que o bem-estar próprio e coletivo são um só, são diretrizes e princípios da Justiça Restaurativa. “A sociedade precisa reaprender a conviver, reencontrando caminhos que melhor atendam às suas necessidades e expectativas. Individualmente, muito pouco conseguiremos. Mas juntos, somando ações e compartilhando responsabilidade, faremos a mudança que precisa acontecer para construirmos uma cidade mais justa, segura e feliz. Juntos, faremos a Cruz Alta da Paz”, diz.


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


Rádio Cruz Alta
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface