Publicada em 15/05/2023
A Prefeitura de Cruz Alta ampliou, nesta segunda-feira (15), a vacinação contra a gripe. Agora, todas as pessoas acima de seis meses podem receber o imunizante. Até o momento, dez mil doses foram aplicadas no município.
A medida foi tomada após autorização do Ministério da Saúde, que tem por objetivo reduzir a incidência da doença respiratória, que pode levar a quadros graves, internações e mortes. A vacina é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários.
Locais de vacinação
A população adulta pode se vacinar em todas as ESFs (exceção da ESF Fátima), Serviço de Atendimento Especializado de DST/Aids-SAE e no Centro de Saúde da Mulher e da Criança.
Já a vacinação infantil está sendo feita no Centro de Saúde da Mulher e da Criança, ESF Alvorada, ESF Vila Nova, ESF Jardim Primavera, ESF Centro, ESF Toríbio Verissimo, ESF Abegay, ESF Santa Rita, ESF Brum, ESF São Genaro e UBS Benjamin Nott.
O horário de aplicação acontece das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Para se vacinar, a pessoa deve procurar uma Unidade de Saúde, levando a caderneta de vacinação e um documento pessoal com foto (CPF).
Por que vacinar todo ano?
A composição da vacina muda a cada ano, de acordo com as cepas do vírus que mais circulam no momento, informadas nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Como o vírus influenza sofre constantes mutações, é importante tomar a vacina atualizada todos os anos para manter a proteção.
A vacina contra o vírus influenza não é capaz de provocar gripe, ao contrário dos boatos que circulam nas redes sociais todos os anos. As doses são compostas por vírus inativados, portanto, não podem induzir o desenvolvimento da doença.
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações