Publicada em 07/05/2023
O curso de Farmácia da Universidade de Cruz Alta está promovendo açõesvoltadas a Semana do Uso Racional de Medicamentos, instituída no Rio Grande do Sul por meio da Lei 14.627/2014. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o uso incorreto ou inadequado de medicamentos é um dos maiores problemas em nível mundial. A finalidade é conscientizar a população sobre o uso adequado e descarte correto de medicamentos.
As atividades acontecerão a partir dessa segunda (8) até sexta-feira (11) nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) do Centro, Primavera e Turíbio e também na Farmácia Pública Municipal. A campanha conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo levantamento encomendado pelo Conselho Federal de Farmácia, realizado pelo Data Folha, cerca de 80% das pessoas que vivem no Brasil possuem o hábito de se automedicar. Ainda, o estudo mostra que 25% delas o fazem diariamente ou uma vez por semana. Os dados alertam para o uso incorreto de medicamentos que podem afetar os pacientes com consequências imprevisíveis. Estas variam entre reações adversas até lesões temporárias ou permanentes. Com base em informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 10% das internações hospitalares correspondem ao uso inapropriado de medicamentos. Em casos mais graves, a automedicação pode acarretar no óbito do paciente.
Neste contexto, o farmacêutico é o profissional habilitado para promover a utilização correta de medicamentos, garantindo a valorização da saúde e a qualidade de vida para a sociedade.
O curso de Farmácia da Instituição há alguns anos trabalha com o Projeto de Gestão de Medicamentos Vencidos, que de acordo com a coordenadora do curso Viviane Nunes, busca o destino correto dos medicamentos vencidos ou fora de uso, descartados pela população. Assim, desde o ano de 2017 o curso, por meio do projeto, já coletou em torno de 50 mil unidades de medicamentos, que poderiam ter sido descartados no lixo comum, pias ou vasos sanitários, contaminado o meio ambiente e trazendo riscos para a saúde.
Cronograma de ações:
08/05 - às 14h - Farmácia Pública
09/05 - às 14h - ESF Central
10/05 - às 14h - ESF Primavera
11/05 - às 14h - ESF Turíbio
Com informações da Unicruz
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações