Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Saúde faz chamamento para vacinação contra a gripe nos grupos prioritários

Publicada em 28/04/2023

  • Saúde faz chamamento para vacinação contra a gripe nos grupos prioritários

Cruz Alta iniciou, no dia 10 de abril, a Campanha de vacinação contra gripe. A vacina está disponível em mais de vinte unidades de saúde. Até o momento, já foram aplicadas 4.457 doses de vacina, o que corresponde a 22,81% do público alvo, distribuídas assim:

Crianças - 1ª dose: 45 (3,7%)

Crianças (Dose única): 228 (9,8%)

Gestantes: 79 (13,1%)

Puérperas: 24 (24,2%)

Trabalhadores da Saúde: 476 (22%)

Idosos: 2.746 (23%)

Profissionais da educação: 102

Doenças crônicas: 711

Demais grupos: 46

A meta é atingir 90% de cada grupo até o fim da campanha, previsto para 31 de maio. No município, esses grupos prioritários somam 29.582 pessoas. Segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Joice Miron Grenzel, neste ano, a estratégia adotada pelo Ministério da Saúde foi liberar a vacinação para todo o grupo prioritário de uma só vez. “Precisamos fazer um chamamento para que estas pessoas procurem a vacinação”, diz ela.

Dentre os grupos que podem se vacinar, estão:  Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes (qualquer idade gestacional); Puérperas (até 45 dias após o parto); Indivíduos com 60 anos ou mais de idade; Povos indígenas (toda a população indígena a partir dos 6 meses de idade); Professores e demais trabalhadores da educação do ensino básico e superior – Os professores e demais trabalhadores de creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes, EJA e superior, de caráter público e privado; Trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados; População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a partir de 6 meses de idade (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados, portadores de trissomias); Forças de segurança e salvamento (policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis e guardas municipais); Forças armadas (membros ativos da Marinha, Exército e Aeronáutica); Pessoas com deficiência permanente (deficiência auto declarada); Caminhoneiros (motoristas); Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores Portuários (qualquer trabalhador, incluindo área administrativa).

LOCAIS

Os grupos prioritários adultos, podem se vacinar em todas as ESFs (exceção da ESF Fátima), Serviço de Atendimento Especializado de DST/Aids-SAE, e no Centro de Saúde da Mulher e da Criança.

Já a vacinação infantil é feita nos seguintes locais: CSMC, ESF Alvorada, ESF Vila Nova, ESF Jardim Primavera, ESF Centro, ESF Toríbio Verissimo, ESF Abegay, ESF Santa Rita, ESF Brum, ESF São Genaro e UBS Benjamin Nott.

O horário de aplicação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

DIA D DE VACINAÇÃO

Em 6 de maio, sábado, haverá um Dia D de mobilização de vacinação contra a influenza. Neste dia, das 9h às 17h, estarão abertas as seguintes unidades de saúde com salas de vacinação: ESF Toribio Verissimo, ESF Abegay, ESF Alvorada, ESF Santa Rita, ESF Brum, ESF Jardim Primavera, ESF Vila Nova, ESF São Genaro, UBS Benjamin Nott, ESF Centro e Centro de Saúde da Mulher e da Criança.

INFLUENZA E A VACINA

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19.

A vacina usada na campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, o esquema é de dose única anual. Crianças abaixo dos 9 anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, fazem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.

Ela pode ser aplicada na mesma ocasião de outras vacinas, inclusive junto da vacina contra a covid-19.


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações

ROSMER PALACE HOTEL
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface