Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Prefeita Paula teve reunião em Porto Alegre na SES com Arita Bergmann

Publicada em 27/04/2023

  • Prefeita Paula teve reunião em Porto Alegre na SES com Arita Bergmann

A ampliação da Rede Bem Cuidar e a criação de novos Centros de Atendimento em Saúde especializados em casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA)  foram temas de uma reunião, na manhã da quarta-feira (26), entre a secretária da Saúde, Arita Bergmann, e a prefeita de Cruz Alta, Dr. Paula Rubin Librelotto.

Em visita à Secretaria da Saúde, a prefeita recebeu informações sobre os editais dos dois programas e também apresentou o trabalho no Centro Acolher para atendimento ao Transtorno do Espectro Autista, no município, que oferece atendimento multiprofissional a 300 crianças, adolescentes e adultos com espectro TEA. Com a criação de  30 novos centros de atendimento pelo Estado, a prefeita tem a expectativa de que a unidade passe a fazer parte da rede estadual.

“O Centro Acolher é financiado somente com recursos municipais. O edital vai possibilitar ao município se cadastrar para receber valores para custeio e atender a região”, ressaltou.

Estado e município já são parceiros na capacitação, realizada pelo Centro Acolher e pelo programa TEAcolhe, da Secretaria da Saúde, de monitores da rede municipal de educação que acompanham crianças com TEA e ou  alguma necessidade na rede de educação, facilitando o acesso à rede escolar.

Outro tema da reunião foi o interesse do município em incluir mais uma unidade básica de saúde na Rede Bem Cuidar, programa do Estado voltado para a atenção básica. Atualmente, a ESF Faxinal já faz parte do programa. Segundo a prefeita, a intenção agora é apresentar o projeto de reforma e ampliação de outra unidade básica de saúde, no bairro Jardim Primavera, no edital que selecionará cem projetos de ampliação ou de reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBS), com um total de R$ 30 milhões em recursos. 

Além da prefeita e da secretária da Saúde, participou da reunião a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (Dgae), Lisiane Fagundes.

 

Com informações da Secretaria Estadual da Saúde

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Rádio Cruz Alta
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface