Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Vacinação contra gripe e covid retorna nesta segunda-feira em Cruz Alta

Publicada em 24/04/2023

  • Vacinação contra gripe e covid retorna nesta segunda-feira em Cruz Alta

Após o feriado de Tiradentes, a vacinação contra a  gripe e covid-19 retorna nesta semana em Cruz Alta. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a orientação de que as vacinas podem ser aplicadas juntas, em qualquer idade, sem precisar de intervalo entre as aplicações.  Confira os locais e os horários de aplicação:

GRIPE

Para os grupos prioritários adultos, a vacinação está sendo realizada em todas as ESFs, no Serviço de Atendimento Especializado de DST/Aids-SAE e no Centro de Saúde da Mulher e da Criança. O horário de aplicação é das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Já a vacinação infantil está sendo feita, nos mesmos horários, no Centro de Saúde da Mulher e da Criança, ESF Alvorada, ESF Vila Nova, ESF Jardim Primavera, ESF Centro, ESF Toríbio Verissimo, ESF Abegay, ESF Santa Rita, ESF Brum, ESF São Genaro e UBS Benjamin Nott.

Podem se vacinar: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes (qualquer idade gestacional); Puérperas (até 45 dias após o parto); Indivíduos com 60 anos ou mais de idade; Povos indígenas (toda a população indígena a partir dos 6 meses de idade); Professores e demais trabalhadores da educação do ensino básico e superior – Os professores e demais trabalhadores de creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes, EJA e superior, de caráter público e privado; Trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados; População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a partir de 6 meses de idade (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados, portadores de trissomias); Forças de segurança e salvamento (policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis e guardas municipais); Forças armadas (membros ativos da Marinha, Exército e Aeronáutica); Pessoas com deficiência permanente (deficiência auto declarada); Caminhoneiros (motoristas); Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores Portuários (qualquer trabalhador, incluindo área administrativa).

COVID-19

A vacinação contra a Covid-19 está sendo realizada nas Estratégias de Saúde da Família do Centro, Toribio Verissimo, Alvorada, Brum, Jardim Primavera, São Genaro, Benjamin Nott, Abegay, Santa Rita e Vila Nova.  A aplicação ocorre das 8h30 às 11h30, e das 13h30 às 16h30. 

Vacinação Bivalente - Estão sendo imunizados com a vacina bivalente os grupos: Pessoas com 60 anos ou mais, Imunossuprimidos (a partir de 12 anos de idade), gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade) e  pessoas com comorbidades citadas na Nota Técnica do Ministério da Saúde (a partir de 12 anos).

Para receber a dose, é preciso ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto por duas doses das vacinas monovalentes.

É necessário apresentar o documento de identidade ou cartão SUS e carteira de vacinação, e, no caso dos imunossuprimidos é fundamental apresentar o comprovante da doença.

As pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para receberem as vacinas bivalentes, ou que não iniciaram o esquema vacinal ou, ainda, estão com o esquema vacinal incompleto contra a COVID-19, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas monovalentes.

VACINAÇÃO INFANTIL: Bebês a partir de seis meses até menores de 5 anos também podem receber a primeira dose. A aplicação acontece nas ESFs Alvorada e Centro. Crianças de 3 a 4 anos, podem ser vacinados com a primeira dose na ESF Centro, e aquelas, nesta faixa etária, que iniciaram o esquema com a Coronavac (4 meses após a segunda dose), recebem a terceira dose na ESFs Alvorada e Centro.

É necessário comparecer com um documento de identidade ou cartão SUS e a carteira de vacinação.


Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface