Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Pedro Westphalen é o novo Diretor de Saúde da Frencoop

Publicada em 20/04/2023

  • Pedro Westphalen é o novo Diretor de Saúde da Frencoop

Com o compromisso de aumentar a representatividade do cooperativismo na saúde na Câmara dos Deputados, o deputado Pedro Westphalen (PP-RS) foi empossado como novo Diretor para o Ramo de Saúde da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). A cerimônia ocorreu na noite da terça-feira (18/4), em Brasília.

Médico ginecologista e obstetra, Westphalen foi escolhido para o posto devido ao seu histórico de atuação na área no Congresso Nacional. Ele foi uma das lideranças mais atuantes no enfrentamento à pandemia. Além de ter sido o relator da MP que facilitou a compra das vacinas, ele também criou o projeto de lei que suspendeu a necessidade do cumprimento de metas qualitativas e quantitativas de procedimentos firmados com o SUS para que os hospitais continuassem a receber o repasse da União durante o período, o que garantiu que muitos deles continuassem com as portas abertas.

"Em um país de dimensões continentais como o nosso, as cooperativas de saúde são fundamentais. É através delas que conseguimos atender grande parte da população em um esforço dos cooperados. Assumo essa função com a missão de avançarmos mais e de garantir mais saúde às nossas comunidades", destaca.

As cooperativas de saúde são um importante instrumento de promoção da saúde pública no Brasil. Segundo o Anuário de Cooperativismo Brasileiro 2021, publicado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), existem 767 cooperativas ativas no país. Elas têm aproximadamente  320 mil cooperados e 127 mil empregados.

Desafios e oportunidades

Westphalen aponta que o segmento enfrenta dois tipos de desafios. O primeiro é quanto à regulação do setor, que impõe regras e normas que não atendem à natureza cooperativa. Além disso, esse é um mercado competitivo, capitalizado e constituído principalmente de players e financiamentos internacionais. “A manutenção da qualidade da assistência aos pacientes e o cuidado com os trabalhadores do setor também são sempre um dos focos principais”, complementa.

“A nova gestão da Frencoop chega em um momento em que grandes desafios se impõem, mas oportunidades ainda maiores nascem nesse cenário. Acreditamos que é hora de darmos um passo em direção ao futuro de olho na sustentabilidade, no social e na governança, conforme nos apontam as práticas de ESG”, finaliza.

As cooperativas de saúde estão presentes em 85% do território nacional. Elas são responsáveis pelo atendimento de mais de 20 milhões de pessoas. Em 2021, foram realizadas mais de 90 mil consultas, 363 milhões de exames e 3 milhões de internações.

 

 

Com informações da Assessoria do Deputado

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  • Pedro Westphalen é o novo Diretor de Saúde da Frencoop
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface