Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Vacinação contra a Gripe segue com boa procura

Publicada em 19/04/2023

  • Vacinação contra a Gripe segue com boa procura

Com o início da vacinação contra a Influenza (gripe) em Cruz Alta e a continuidade da imunização contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a orientação de que as vacinas podem ser aplicadas juntas, em qualquer idade. Não é necessário intervalo entre as aplicações.

“Registramos uma boa procura”, comenta Joice Miron Grenzel, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

A meta é atingir 90% de cada grupo até o fim da campanha, previsto para 31 de maio. No município, esses grupos prioritários somam 29.582 pessoas. Podem se vacinar:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes (qualquer idade gestacional); Puérperas (até 45 dias após o parto); Indivíduos com 60 anos ou mais de idade; Povos indígenas (toda a população indígena a partir dos 6 meses de idade); Professores e demais trabalhadores da educação do ensino básico e superior – Os professores e demais trabalhadores de creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes, EJA e superior, de caráter público e privado; Trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados; População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a partir de 6 meses de idade (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados, portadores de trissomias); Forças de segurança e salvamento (policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis e guardas municipais); Forças armadas (membros ativos da Marinha, Exército e Aeronáutica); Pessoas com deficiência permanente (deficiência auto declarada); Caminhoneiros (motoristas); Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores Portuários (qualquer trabalhador, incluindo área administrativa).

As vacinas influenza trivalentes utilizadas no Brasil neste ano são produzidas pelo Instituto Butantan e protegem contra complicações causadas por três cepas de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Elas podem ser aplicadas junto de outras vacinas do calendário oficial do Programa Nacional de Imunizações ou de medicamentos.

Para ter acesso ao imunobiológico é preciso, levar a carteira de vacinação ou cartão SUS e um documento com foto.

PONTOS DE VACINAÇÃO

Os grupos prioritários adultos, podem se vacinar em todas as ESFs (exceção da ESF Fátima), Serviço de Atendimento Especializado de DST/Aids-SAE, e no Centro de Saúde da Mulher e da Criança.

Já a vacinação infantil é feita nos seguintes locais: CSMC, ESF Alvorada, ESF Vila Nova, ESF Jardim Primavera, ESF Centro, ESF Toríbio Verissimo, ESF Abegay, ESF Santa Rita, ESF Brum, ESF São Genaro e UBS Benjamin Nott.

O horário de aplicação acontece das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

SOBRE A INFLUENZA

A influenza é uma infecção respiratória aguda que pode ser causada por diferentes tipos de vírus. A vacina é composta por fragmentos dos vírus da influenza, o que estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos contra esses vírus, protegendo o indivíduo. Os sintomas incluem febre, tosse, dor de cabeça, dor no corpo e fadiga, podendo levar a complicações graves como pneumonia, bronquite e até mesmo à morte.


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações


prumo condominios
CLARO
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface