Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Edital do programa Mais Médicos prevê 5 vagas para Cruz Alta

Publicada em 18/04/2023

  • Edital do programa Mais Médicos prevê 5 vagas para Cruz Alta

O Ministério da Saúde publicou, nesta terça-feira (18), um edital com 6.252 vagas para o programa ‘Mais Médicos’ para o Brasil. O chamamento define os municípios aptos a solicitarem esses profissionais e a quantidade de vagas abertas em cada localidade.

Em todo o Rio Grande do Sul são 552 vagas destinadas a 216 dos 497 municípios gaúchos. A maior quantidade de vagas para adesão está em Porto Alegre (67), seguido de Pelotas (20), Bagé (13), Alegrete (12), Uruguaiana (12), Alvorada (11), Caxias do Sul (11), Rio Grande (11), Gravataí (10) e Taquara (10).

Para Cruz Alta foram disponibilizadas 5 vagas para adesão e os municípios de Boa Vista do Incra e Fortaleza dos Valor foram contemplados com apenas uma vaga.

A opção por aderir ou não ao programa é de cada localidade, que deverá informar ao governo federal a quantidade de profissionais que quer solicitar – o número pode ser menor que o teto informado no chamamento público.

O programa

O Mais Médicos foi criado em 2013, durante o governo de Dilma Rousseff. Atualmente, são 18 mil vagas: 13 mil profissionais estão atuando e 5 mil postos estão desocupados. O contrato de participação na iniciativa é de quatro anos, prorrogável pelo mesmo período. Ao todo, o investimento previsto pelo governo federal para este ano é de R$ 712 milhões. 

Com essa retomada, o governo adianta que será aberto outro edital, com 10 mil vagas, até o final de 2023. Esse deverá ter contrapartida dos municípios. O valor das bolsas deve continuar sendo o mesmo já oferecido atualmente pelo programa, de cerca de R$ 12,8 mil. Os médicos também recebem auxílio-moradia, que varia de acordo com a região onde vão atuar.  

O governo também destaca que a ideia é garantir a presença de médicos brasileiros, mas se tiver falta de profissionais, a opção será por médicos brasileiros formados no Exterior. Nesses casos, o Ministério da Educação prevê oferecer incentivo para que façam o Revalida, teste que permite a validação do diploma de instituição de outro país para atuação no Brasil. Os médicos com residência em Família e Comunidade terão pontuação adicional de 10% para a seleção do programa. Se, por fim, não forem preenchidas as vagas, a busca será por médicos estrangeiros.


Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações


ROSMER PALACE HOTEL
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface