Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Governos de Brasil e China fecham 15 acordos de parceria em Pequim

Publicada em 15/04/2023

  • Governos de Brasil e China fecham 15 acordos de parceria em Pequim

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da China, Xi Jinping, fecharam nesta sexta-feira (14), em Pequim, 15 acordos comerciais e de parceria. Lula está em viagem ao país asiático e foi recepcionado no Grande Palácio do Povo, sede do governo chinês. 

Na reunião, Lula declarou que deseja aprofundar a relação entre os dois países em diversas áreas nos próximos quatro anos – e que "ninguém" poderá proibir essa aproximação.

"Ontem fizemos visita à Huawei, em uma demonstração que queremos dizer ao mundo que não temos preconceito em nossas relações com os chineses. Ninguém vai proibir que o Brasil aprimore sua relação com a China", disse o presidente na reunião aberta entre os líderes.

Veja a lista de acordos assinados entre Brasil e China:

1 - Memorando de entendimento sobre o grupo de trabalho de facilitação de comércio entre o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil e o Ministério do Comércio da China.

2 – Protocolo complementar sobre o desenvolvimento conjunto do satélite CBERS-6 entre o Brasil e o governo da China ao “acordo-quadro sobre cooperação em aplicações pacíficas de ciência e tecnologia do espaço exterior entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo da República Popular da China”.

3 - Memorando de entendimento sobre cooperação em pesquisa e inovação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e o Ministério da Ciência e Tecnologia da China.

4 - Memorando de entendimento entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China sobre cooperação em tecnologias da informação e comunicação. 

5 - Memorando de entendimento entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China para a promoção do investimento e cooperação industrial.

6 - Memorando de entendimento sobre o fortalecimento da cooperação em investimentos na economia digital entre o Ministério do Comércio da China e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil.

7 - Memorando de entendimento entre o Ministério da Fazenda do Brasil e o Ministério das Finanças da China.

8 - Memorando de entendimento sobre cooperação em informação e comunicações entre o Ministério das Comunicações do Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações da República Federativa do Brasil e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China.

9 - Acordo de coprodução televisiva entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo da República Popular da China.

10 - Memorando de entendimento entre Grupo de Mídia da China e Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República Federativa do Brasil.

11 - Acordo de cooperação entre agência de notícias Xinhua e Empresa Brasil de Comunicação.

12 - Memorando de entendimento entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar da República Federativa do Brasil e o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da República Popular da China na cooperação para o desenvolvimento social e rural e combate à fome e à pobreza. 

13 – Plano de cooperação espacial 2023-2032 entre a Administração Espacial Nacional da China e a Agência Espacial Brasileira. 

14 - Plano de trabalho Brasil-China de cooperação na certificação eletrônica para produtos de origem animal.

15 – Protocolo entre o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil e a Administração-geral de Aduanas da China sobre requisitos sanitários e de quarentena para proteína processada de animais terrestres a ser exportada do Brasil para a China.


Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações


Confira outras imagens

  • Governos de Brasil e China fecham 15 acordos de parceria em Pequim
Criação de Lojas Virtuais
Lottini & Co
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface