Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Comissão Especial das Universidades Comunitárias do RS é instalada

Publicada em 12/04/2023

  • Comissão Especial das Universidades Comunitárias do RS é instalada

A Assembleia Legislativa do estado instalou, na terça-feira (11), a Comissão Especial das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul. A iniciativa é do deputado Rafael Braga (MDB) e tem como objetivos discutir questões envolvendo o acesso à universidade e buscar alternativas para garantir o cumprimento do preceito constitucional que determina a aplicação de 0,5% da receita líquida do estado no ensino superior.

A cerimônia, que ocorreu no Salão Júlio de Castilhos, contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza, e dos reitores e vice-reitores das 14 universidades comunitárias gaúchas, dentre eles o reitor da Unicruz, Fábio Dal-Soto, e o Pró-reitor de Graduação, Regis Deuschle.

O proponente da iniciativa afirmou que as matrículas nas instituições comunitárias vinham em queda antes da pandemia, tendência que se acelerou durante a crise sanitária. Braga ressaltou o papel das universidades comunitárias para o desenvolvimento do estado, lembrando que “quando elas vão mal, há reflexo em toda a região”. “Além de discutir como aprimorar o ensino comunitário, vamos debater também alternativas para honrar o que determina a Constituição Estadual, seja por meio de compra de bolsa, auxílio permanência ou de um programa novo”, enfatizou.

Para o Reitor da Unicruz, Fábio Dal-Soto o momento simboliza o reconhecimento da Assembleia Legislativa acerca da trajetória e contribuição das universidades comunitárias em todo o Estado do RS. “O Rio Grande do Sul conta com uma rede de educação superior de elevada qualidade e capilarizada em todo o Estado, ou seja, o Comung. Essa rede precisa ser melhor utilizada pelo próprio Estado, como importante mecanismo de formação de profissionais em diversos níveis, além da potencialização de suas estruturas de inovação para o desenvolvimento econômico e social do próprio RS”, afirma o Reitor.

A comissão especial terá 120 dias para concluir seus trabalhos. O colegiado será presidido pelo deputado Rafael Braga e terá como integrantes os deputados Jeferson Fernandes (Federação PT/PCdoB), Leonel Radde (Federação PT/PCdoB), Valdeci Oliveira (Federação PT/PCdoB), Joel Wilhelm (PP), Issur Koch (PP), Professor Bonatto (PSDB), Professor Cláudio Branchieri (Pode), Thiago Duarte (União), Gerson Burmann (PDT) e Delegado Zucco (Republicanos).


Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações


Confira outras imagens

  • Comissão Especial das Universidades Comunitárias do RS é instalada
  • Comissão Especial das Universidades Comunitárias do RS é instalada
ROSMER PALACE HOTEL
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface