Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Monumento à Duque de Caxias é reinaugurado na segunda-feira

Publicada em 11/04/2023

  • Monumento à Duque de Caxias é reinaugurado na segunda-feira

Com a presença de autoridades civis e militares, alunos da Escola Cívico-militar Frederico Baiocchi, e comunidade em geral, na manhã desta segunda-feira, 10, na Praça Erico Verissimo, ocorreu uma solenidade de reinauguração do Monumento à Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro.

O vice-prefeito, Luciano Florian Ardenghi, destacou a homenagem a esta figura ilustre que, segundo ele, lutou muito pela nação brasileira. “Cruz Alta sente-se honrada pelo destaque militar na cidade. Temos aqui, uma tradição militar, o que é motivo de orgulho para todos nós. A parceria com o Exército Brasileiro, é extremamente importante”.

Na ocasião, Shana Reis, Coordenadora de Cultura, comentou que depois de sofrer um ato de vandalismo, o monumento, agora, foi trazido novamente à Praça Erico Verissimo. “Importante ressaltar que além da homenagem à Duque de Caxias, precisamos reforçar os cuidados com os nossos monumentos, chamando a atenção da comunidade sobre um patrimônio que é nosso e que precisa ser preservado”.

Em sua fala, o General de Brigada Comandante da AD/3, Carlos Marcelo Teixeira Costa, disse que exército brasileiro é uma instituição com quase 400 anos, e durante o período, esteve à disposição do Brasil para defendê-lo e cooperar com o seu desenvolvimento. “Somos em torno de 200 mil militares espalhados por todos os cantos do País e aqui em Cruz Alta, tempos uma representação que se faz presente há mais de cem anos. E é assim que o Exército sobrevive, interagindo com a comunidade. O Duque de Caxias é uma referência para nós muito marcante, já que foi um militar que pacificou o Brasil nas lutas e campanhas da pós independência. A figura dele, na praça, sendo remodelada, é um prazer para nós. Agradecemos por esta parceria com a Prefeitura”.

O monumento foi inaugurado em 1939 com outro propósito, ao longo do tempo passou por reformulações para homenagear o grande militar brasileiro. Recentemente, sofreu com a ação de vândalos, que furtaram as placas e relevo em bronze.

Para reestruturar o Monumento à Caxias, o artista plástico cruz-altense Pedro Nascimento reconstituiu o referido material em resina especial, mantendo a formatação original.

“Procurei confeccionar uma réplica através de fotos e ilustrações. Trata-se um material atualizado, mais sólido, que imita o cobre e bronze, sem valor comercial”, disse o artista plástico.

Sobre Duque de Caxias

Na vida política nacional, Caxias foi Senador e Presidente do Conselho de Ministros, notabilizando-se nas tribunas do Parlamento como indelével exemplo de honestidade, ética e postura pública. O resultado de seus feitos traduziu-se, sempre, no restabelecimento da paz, na restauração da lei e da ordem e na manutenção da integridade do País.

O esplendor de sua carreira recebeu o batismo de fogo na luta pela consolidação da independência, ganhou vulto na pacificação dos conflitos internos que ameaçavam a unidade nacional e consagrou-se nas campanhas externas em defesa do Brasil.


Com informações da Prefeitura de Cruz Alta

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  • Monumento à Duque de Caxias é reinaugurado na segunda-feira
  • Monumento à Duque de Caxias é reinaugurado na segunda-feira
  • Monumento à Duque de Caxias é reinaugurado na segunda-feira
Rádio Cruz Alta
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface