Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Morre aos 86 anos o Primeiro Bispo de Cruz Alta, Dom Nei Paulo Moretto

Publicada em 07/04/2023

  • Morre aos 86 anos o Primeiro Bispo de Cruz Alta, Dom Nei Paulo Moretto

O bispo emérito de Caxias do Sul, Dom Nei Paulo Moretto, morreu aos 86 anos, na manhã da quinta-feira (6). Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Unimed.

O velório do religioso foi na Catedral Diocesana em Caxias do Sul. Após, o corpo foi sepultado no interior da Catedral. Dom Paulo estava internado há mais de um mês. Ele morreu por volta das 9h20min da quinta e, segundo o atestado de óbito, teve infecção generalizada, pneumonia, AVC isquêmico e hidrocefalia.

A prefeitura de Caxias decretou luto por três dias pela morte do bispo emérito.

DOM PAULO, QUEM É ELE

Filho de Isidoro Domingos Moretto e Paulina Soldatelli, Dom Paulo Moretto nasceu em Caxias do Sul no dia 25 de maio de 1936. Ele estudou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, de 1947 até 1953. Licenciou-se em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde foi ordenado presbítero, por Dom Faustino Tissot, em 2 de julho de 1961.  Dom Paulo era bispo emérito de Caxias do Sul desde julho de 2011. Foi naquela ocasião que o então papa Bento XVI aceitou o pedido de renúncia de Dom Paulo ao episcopado, devido a idade avançada. 

O PRIMEIRO BISPO DA DIOCESE DE CRUZ ALTA

Em 16 de novembro de 1972, Dom Nei Paulo Moretto foi nomeado pelo Papa São Paulo VI como primeiro bispo da Diocese de Cruz Alta, tendo sido ordenado por Dom Umberto Mozzoni, naquela cidade, no dia 28 de janeiro de 1973.

Três anos depois, em 21 de janeiro de 1976, Dom Paulo foi transferido para a Diocese de Caxias do Sul, como bispo coadjutor com direito à sucessão, permanecendo neste cargo por sete anos.

Em 26 de maio de 1983, durante a romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira da Diocese de Caxias do Sul, sucedeu Dom Beneditto Zorzi como o 3º Bispo Diocesano de Caxias do Sul, função que exerceria ao longo de 28 anos. No dia 6 de julho de 2011, o Papa Bento XVI aceitou o seu pedido de renúncia por limite de idade, tornando-o Bispo Emérito. Recebeu o título de Cidadão Emérito de Caxias do Sul em 2011.

 

Com informações da CNBB e Jornal O Pioneiro-Caxias do Sul

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  • Morre aos 86 anos o Primeiro Bispo de Cruz Alta, Dom Nei Paulo Moretto
Rádio Cruz Alta
CLARO
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface