Publicada em 03/04/2023
Um ato cruel e bárbaro chocou moradores do município de Santo Ângelo. Na manhã do domingo (2) moradores denunciaram que um gato estava sendo assado em plena praça pública, no Parque Poliesportivo Assis Ramos Escobar (praça do Tamoio).
De imediato, a Associação Santo-angelense de Proteção aos Animais (ASPA) foi até o local e confirmou o crime. O Departamento Municipal de Proteção e Bem-estar Animal foi acionado para recolher o animal e confeccionar o boletim de ocorrência.
A ASPA publicou em seu perfil no Instagram as fotos do animal queimado e indicou que irá requisitar as imagens de câmeras de videomonitoramento, para identificar o autor do crime. A associação pediu o apoio da população para denunciar casos de maus-tratos e crueldade contra animais.
Esse tipo de ato é considerado crime e está previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei n.º 9.605/1998). O autor pode ser punido com pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. A ASPA espera que o responsável pelo crime seja identificado e punido exemplarmente, para que casos como esse não se repitam na cidade.
Ainda não é possível afirmar se o gato foi queimado vivo ou se já estava morto quando a ação aconteceu. A Polícia Civil está investigando o caso.
Com informações do Grupo Sepé
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações