Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Unicruz realiza oficina gratuita de Imposto de Renda

Publicada em 30/03/2023

  • Unicruz realiza oficina gratuita de Imposto de Renda

O prazo para a declaração do imposto de renda 2023 já iniciou e para algumas pessoas, surgem questionamentos na hora de preencher as informações. Para sanar as dúvidas e tornar este momento mais fácil, o Curso de Ciências Contábeis da Unicruz oferece a oficina gratuita de imposto de renda para pessoa física.

A ação faz parte da disciplina de Laboratórios II e oportuniza aos estudantes a vivência prática das atividades da futura profissão, além de contribuir com a comunidade local.

Para participar, é necessário realizar a inscrição até 4 de abril através do link: https://www.even3.com.br/unicruz_oficina-de-imposto-de-renda-passoa-fisica-2023/

Confira os documentos que você precisa trazer para a oficina:

● Informe de rendimentos de instituições financeiras como bancos (inclusive os digitais) e corretoras de valores e de investimentos;

● Informes de rendimentos de salários, aposentadoria, pensões, pró-labore e de distribuição de lucros;

● Informes de rendimentos de aluguéis, de bens móveis e imóveis;

● Informes de outras rendas recebidas em 2022, como doações, heranças e pensão alimentícia.


O professor Marcos Gudolle, responsável pela oficina, destacou algumas mudanças importantes na declaração deste ano, confira:

 Declaração pré-preenchida desde o início do prazo

Esta funcionalidade já estava disponível no ano anterior, a diferença é que em 2023, está liberada deste o primeiro dia do prazo.

 Mudanças nas fichas

As fichas fazem parte de uma espécie de menu que direciona o usuário da plataforma de acordo com cada tipo patrimônio a ser declarado e passam por duas importantes mudanças: a declaração de pensão alimentícia deverá ser preenchida na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Os investimentos na bolsa de valores deverão ter o código de negociação informado na ficha “Bens e direitos”.

→ Autorização de acesso

O contribuinte pode autorizar outra pessoa a acessar sua declaração. Por meio dessa autorização, é possível ter acesso a todos os serviços.

→ Novo layout do programa

Para tornar o programa mais intuitivo, o novo layout apresenta atalhos destacados para declarações passadas, assim como para a autorização de acesso. Além disso, o contribuinte também contará com a mensagem no recibo de entrega, informando a possibilidade de optar pelo débito automático no Meu Imposto de Renda, mesmo com o prazo finalizado; cópias de recibos de declaração obtidos direto pelo programa, sem ter que ir à uma agência.

 Preferência na restituição para quem optar pelo PIX

Outra novidade é que quem optar por deixar a chave do PIX (CPF), terá prioridade para receber a restituição. Já possuem preferência na restituição, os idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência e contribuintes cuja maior renda seja magistério.

→ Venda de ações na bolsa

É obrigatório declarar as vendas cuja soma seja superior a R$ 40 mil. Anteriormente era necessário informar todas as vendas realizadas.


“Vale lembrar que a declaração do imposto de renda 2023 começou no dia 15 de março e vai até 31 de maio. Portanto, aproveite que o período será maior este ano e comece a solicitar aos clientes para declarar o quanto antes. Conforme informações da Receita Federal, as mudanças no imposto de renda aplicadas até o momento servem para facilitar o processo da declaração.” – destacou o professor Marcos Gudolle.


Com informações da Unicruz

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações

Criação de Sites e Desenvolvimento de Sites - Netface
UNINTER
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface