Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Abertura da colheita da soja aconteceu em Tupanciretã

Publicada em 26/03/2023

  • Abertura da colheita da soja aconteceu em Tupanciretã

Com um discurso de otimismo e reconhecimento pela resiliência dos produtores rurais diante das dificuldades, o governador Eduardo Leite participou, na sexta-feira (24/3), da 14ª Abertura da Colheita da Soja, em Tupanciretã. A soja, cultura fortemente afetada pela estiagem, acumula perdas expressivas na safra deste ano.

Em sua fala, Leite ressaltou que, apesar das dificuldades, a celebração da colheita é uma valorização de quem produz. "Quando comemoramos um aniversário, não realizamos a celebração apenas quando está tudo bem e estamos felizes. Celebramos também que nós sobrevivemos, que vencemos as dificuldades e seguimos fortes”, comparou o governador. “No caso da colheita da soja, alguns poderiam perguntar o que estamos festejando. A resposta é que estamos comemorando a capacidade de trabalho e a resiliência dos produtores rurais."

Em relação ao enfrentamento à estiagem, Leite ressaltou que o governo está finalizando um novo plano, em parceria com bancos públicos, para fortalecer a irrigação. "Vamos anunciar, em breve, um grande programa do governo do Estado para a irrigação. É um plano com boas condições de estimular os produtores a buscar esses recursos. Nossa gestão está comprometida com o setor", enfatizou Leite.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, afirmou que o governo é parceiro das entidades e dos produtores para a construção e a gestão de políticas públicas e programas que busquem minimizar esses efeitos, assim como na busca por superar a frustração da expectativa quanto à produtividade das lavouras.

"O Programa Avançar é um exemplo. Repassamos recursos para a perfuração de poços, a instalação de cisternas e a escavação de microaçudes", destacou Feltes. "Além disso, nossas equipes estão trabalhando em um programa de irrigação para ser anunciado o mais brevemente possível. Nosso objetivo é oferecer alento aos produtores, responsáveis por colocar o alimento na mesa dos brasileiros e de pessoas em todo o mundo."

A abertura da colheita foi realizada na lavoura da Agropecuária Coxilha Bonita. Em seguida, a solenidade oficial ocorreu na Associação dos Funcionários da Cocevvil (Afuco), com as presenças dos secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e de Habitação e Regularização Fundiária, Fabricio Peruchin, e do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes.

 

Com informações do Governo do Estado do RS

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  • Abertura da colheita da soja aconteceu em Tupanciretã
prumo condominios
ROSMER PALACE HOTEL
Criação de Sites e Desenvolvimento de Sites - Netface

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface