Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

9ª Conferência Municipal de Saúde reúne mais de trezentos participantes

Publicada em 25/03/2023

  • 9ª Conferência Municipal de Saúde reúne mais de trezentos participantes

A 9ª Conferência Municipal de Saúde reuniu, nesta sexta-feira (24), na Casa de Cultura Justino Martins, mais de trezentos participantes, entre profissionais, estudantes e população em geral. A abertura, logo no início da manhã, contou com a presença de autoridades e representantes de entidades. O evento foi promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde.

Em sua fala, a Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, comentou que Cruz Alta, em 2020, apresentava um indicador de 6,2 junto ao Previne Brasil, número este que, em 2022, passou para 8, 3. “Parabenizo aos profissionais de saúde pelo empenho. A saúde do município melhorou e isto quem indicou foi o Ministério da Saúde, conforme critérios. Temos muito a avançar e queremos chegar a 10. Estes indicadores refletem na qualidade da saúde e nos incentivos financeiros que vêm para o município. Precisamos trabalhar, principalmente, no sentido de acolher a população”, diz.

Ainda, a Prefeita Dra. Paula ressaltou que o estado, vem sendo um grande parceiro do município, através da abertura de vários editais que possibilitam a execução de bons projetos, mais recursos e incentivos para fazer promoção de saúde.

De acordo com Daura Melissa Costa Beber Westphalen, Secretária de Saúde, a Conferência é um espaço muito importante para a construção de políticas públicas, debatendo e avaliando toda a nossa rede de saúde do município. Aqui vamos fomentar, fortalecer e trazer as maiores necessidades da população. “Precisamos promover e prevenir a saúde da população. Temos que construir juntos estratégias para que possamos fortalecer ações”.

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Serineu Nunes, destacou a importância da conferência como um espaço para que sejam buscadas melhorias na área da saúde do município, em conjunto com a gestão pública. “Desejamos cada vez mais avançar nesta área. Para a Conferência Estadual, queremos levar os anseios da população”, diz.

Durante a programação, com a presença de vários palestrantes e painelistas, as discussões foram orientadas nas diversas etapas, sendo abordados temas como: O Brasil que temos, O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, A vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

I MOSTRA DE SAÚDE

Quem chegou na Casa de Cultura, se deparou com a I Mostra de Saúde. No local, foram expostas informações das ações de saúde realizadas pelos serviços da Secretaria Municipal de Saúde.

A etapa municipal da Conferência Nacional de Saúde é base para o planejamento ascendente do SUS, e na oportunidade, foram elaboradas e aprovadas propostas e diretrizes que atendam às necessidades de saúde da população e eleitas, de forma paritária, pessoas delegadas que participarão da conferência estadual de saúde. 

A 9ª Conferência Estadual de Saúde, ocorrerá nos dias 15 a 17 de maio de 2023, em Porto Alegre, conforme o decreto de n°56.712 de 31 de Outubro de 2022.


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  • 9ª Conferência Municipal de Saúde reúne mais de trezentos participantes
  • 9ª Conferência Municipal de Saúde reúne mais de trezentos participantes
  • 9ª Conferência Municipal de Saúde reúne mais de trezentos participantes
  • 9ª Conferência Municipal de Saúde reúne mais de trezentos participantes
  • 9ª Conferência Municipal de Saúde reúne mais de trezentos participantes
prumo condominios
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface