Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Cruz Alta tem 59.020 habitantes, aponta dados preliminares do IBGE

Publicada em 23/03/2023

  • Cruz Alta tem 59.020 habitantes, aponta dados preliminares do IBGE

Foram apresentados na manhã desta quarta-feira, (22/3), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, os dados preliminares referentes ao levantamento populacional realizado em 2022 no município de Cruz Alta. O evento foi realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Cruz Alta – ACI e contou com a presença da prefeita Paula Rubin Facco Librelotto e do vice-prefeito, Luciano Ardenghi.

Os dados preliminares foram apresentados pelo Coordenador de Área e pelo Chefe da Agência do IBGE em Cruz Alta, Thiago Strey Soares. O estudo estatístico, que acontece a cada 10 anos, estava previsto para 2020, mas teve de ser adiado por conta da pandemia da Covid-19. Neste período de cerca de doze anos sem a realização de um novo levantamento estatístico, a prévia do estudo realizado durante o ano passado demonstra uma redução da população Cruzaltense de 62.821 habitantes conforme os dados do IBGE em 2010 para uma estimativa de 59.020 habitantes em 2022. 

Os dados ainda são preliminares e devem ser concluídos pelo IBGE nos próximos meses. Entre os dados apresentados, também foi explanado sobre o número de habitantes na zona urbana e rural do município. 

A prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto falou sobre os dados apresentados pelo IBGE. “Hoje observamos os dados preliminares do Censo 2022 apresentados pelo IBGE, que demonstra e evidencia um cenário de diminuição populacional em centenas de municípios gaúchos, inclusive em Cruz Alta. Essa diminuição no número de habitantes ao longo destes doze anos é fruto de uma série de questões, que envolvem desde a diminuição das famílias bem como o deslocamento de jovens e adolescentes aos centros de educação em busca de formação acadêmica. Com esses novos dados, poderemos ampliar as políticas públicas para estimular e gerar oportunidades para os nossos jovens e adolescentes permanecerem e retornarem ao nosso município”, concluiu a prefeita.

Participaram ainda da reunião a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Valéria de Bortoli; a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rural e Meio Ambiente, Claudia Pedroso; o Secretário de Assistência Social, Hioran Cordeiro; a Secretária da Saúde, Daura Melissa Westphalen; representantes da Unicruz, Aci e entidades representativas.


Rádio Jornalismo-Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


CLARO
ROSMER PALACE HOTEL
Lottini & Co

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.