Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Pacificação Restaurativa: Ações no âmbito escolar serão priorizadas em 2023

Publicada em 21/03/2023

  • Pacificação Restaurativa: Ações no âmbito escolar serão priorizadas em 2023

Na semana passada, o Conselho Nacional de Justiça declarou 2023 como o Ano da Justiça Restaurativa na Educação, no âmbito do CNJ. A campanha lançada, segundo a Coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa de Cruz Alta, Liege Suptitz, visa contribuir para que cada integrante da comunidade escolar possa revisitar suas crenças e teorias acerca das questões sobre conflito e violência, a fim de adquirir um novo repertório para atuar na transformação da convivência escolar e na gestão das escolas em sintonia com os valores, princípios e diretrizes da Justiça Restaurativa.

“Foi exatamente este o plano de trabalho que nos propomos realizar no lançamento do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa, em 15 de fevereiro”, diz Liege.

Liege explica que o núcleo JR de Cruz Alta tem como principal objetivo, no ano de 2023, desenvolver ações no âmbito escolar, promovendo a Cultura da Paz e a Comunicação não violenta, buscando ressignificar a maneira como as pessoas se relacionam, desenvolvendo a empatia, o respeito e a solidariedade. “Essa resolução abraça os nossos propósitos aqui no município”, diz.

A Coordenadora destaca que a metodologia da JR se aplica a vários contextos, promovendo a solução autocompositiva de conflitos, por meio de práticas restaurativas, com reflexos positivos não apenas para os envolvidos, mas que se estendem para toda a comunidade.

PARTICIPAÇÃO DE ENCONTRO REGIONAL

Nos dias 23 e 24, Liege, e Juíza de Direito Katiuscia Kuntz Brust, irão participar do 1º Encontro Regional de Justiça Restaurativa que ocorrerá em Santo Ângelo, com o tema "Missões de Paz".

Promovido pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, em parceria com o Município de Santo Ângelo e a URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, o evento reunirá especialistas que falarão sobre vivências, origens, experiências e o futuro da prática voltada para a pacificação social. “No encontro, faremos uma explanação sobre o Programa Municipal de Pacificação Restaurativa de Cruz Alta”, comenta Liege.

prumo condominios
CLARO
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface