Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Cruz Alta segue sem casos confirmados de Dengue

Publicada em 10/03/2023

  • Cruz Alta segue sem casos confirmados de Dengue

Há pelo menos um ano que o município de Cruz Alta não registra casos de Dengue. Segundo Tamara Lorenzon, da Vigilância Ambiental, foram identificados cinco casos suspeitos que, após a análise realizada pelo LACEN- Centro Estadual de Vigilância em Saúde, foram descartados. Portanto, a situação mantém-se controlada.

No entanto, Tamara fala sobre a importância da população não se descuidar quanto as medidas de prevenção em relação ao mosquito causador da doença, o Aedes aegypti.  Eliminar ou manter limpos potenciais criadouros (qualquer recipiente que possa acumular água), onde o mosquito se prolifera, estão entre as orientações. 

Tamara também fala sobre a importância da população receber os agentes de combate às endemias que, realizam o trabalho durante o ano todo e estão preparados para orientar a comunidade. Afinal, o calor cada vez mais presente no dia a dia da população do estado cria condições ideais para que o mosquito Aedes aegypti, permaneça até nos meses mais frios do ano, apontam especialistas.

Segundo o mais recente informe epidemiológico do Rio Grande do Sul, neste ano, foram confirmados, 1.141 casos de dengue. Desde o início do ano, o Brasil teve 116.925 casos notificados de dengue, segundo o Ministério da Saúde, 34% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Principais Sintomas

Pessoas que estão com dengue costumam manifestar dor de cabeça e febre alta, podendo sentir também dor atrás dos olhos, dor muscular, dor nas articulações, manchas vermelhas na pele, erupções na pele, náuseas, vômitos, prova do laço positiva ou baixa contagem de leucócitos. Caso a pessoa sinta qualquer desses sintomas, é necessário buscar uma unidade de saúde mais próxima.

Como evitar

O mosquito Aedes aegypti costuma se proliferar em ambientes úmidos, onde há acúmulos de água parada. Por isso, a principal recomendação é tampar caixas d'água, não deixar água acumulada na laje, manter os lixos fechados, deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo, deixar as lonas esticadas e retirar a água dos pneus.


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações

ROSMER PALACE HOTEL
Criação de Lojas Virtuais
Lottini & Co

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface