Publicada em 09/03/2023
O Ministério da Saúde prorrogou, até julho de 2023, a aplicação da vacina Meningocócica C (conjugada) para crianças e adolescentes não vacinados até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade e para trabalhadores da saúde. Inicialmente, o prazo estava previsto para encerrar no final de fevereiro. O esquema é de uma dose.
Segundo Joice Miron Grenzel, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, as doses são ofertadas no Centro de Saúde da Mulher e da Criança, ESFs Alvorada, Vila Nova, Jardim Primavera, Toribio Verissimo, e Brum, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Para se vacinar é importante levar um documento de identidade e a carteira de vacinação.
Joice explica que a vacina meningocócica C (Conjugada) foi implantada na rotina de vacinação da criança em 2010. Esta vacina encontra-se disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação no esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade.
Sobre a Meningite
A meningite é uma infecção que atinge as meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Embora todos os tipos de meningites demandem rigor no acompanhamento do quadro clínico, a meningite do tipo meningocócica apresenta maior gravidade.
“Todas deixam sequelas e levam à morte, porém a doença meningocócica tem evolução para óbito em até 24 horas, além de sequelas que vão de surdez até a amputação de membros”
Joice explica que a doença meningocócica é a infecção causada por uma bactéria (meningococo), podendo apresentar vários sorogrupos, sendo A, B, C, W, X e Y os mais importantes.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações