Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

RTC/CCGL aponta para redução significativa na safra de soja do RS

Publicada em 19/02/2023

  • RTC/CCGL aponta para redução significativa na safra de soja do RS

A falta de chuvas persiste no RS e segue causando prejuízos às regiões produtoras de grãos nesta safra 2022/2023. Danos irreversíveis já haviam sido reportados para a cultura do milho, tanto aquele destinado à produção de grãos quanto à produção de silagem. Agora, a estiagem também acomete de forma significativa a soja.

Uma estimativa realizada pela Rede Técnica Cooperativa (RTC/CCGL) e divulgada na última quarta-feira (15), estima quebras que, em média, já alcançam 43%. Durante a implantação da cultura, a estimativa inicial das cooperativas era de uma produtividade média de soja de 3490 kg/ha (58 sacos/ha).

Em atualização realizada em janeiro, já em virtude dos danos provocados pela estiagem, a RTC revisou as estimativas para 2940 kg/ha (49 sacos/ha). Uma vez que as chuvas não retornaram e altas temperaturas foram registradas em grande parte das regiões, o novo levantamento apurou perdas ainda mais significativas, projetando uma  produtividade  média  de  1998 kg/ha.

Em regiões onde os impactos têm sido mais severos, as estimativas já apontam para quebras de 70%, com produtividade estimada de 1140 kg/ha, ou seja, abaixo de 20 sacos/ha. Os dados foram coletados em 21 cooperativas ligadas à RTC/CCGL.


Com informações - Rede Técnica Cooperativa/CCGL

Imagens: Tiago Hörbe

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  • RTC/CCGL aponta para redução significativa na safra de soja do RS
Rádio Cruz Alta
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface