Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Comung entrega ao legislativo propostas para a educação superior no RS

Publicada em 19/02/2023

  • Comung entrega ao legislativo propostas para a educação superior no RS

Na última quarta-feira (15), a vice-presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas e reitora da Universidade de Passo Fundo, Bernadete Dalmolin, visitou o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin (MDB). Na ocasião, Bernadete entregou um documento com propostas para ampliar o acesso ao ensino superior e estimular o engajamento do setor produtivo e empresariado, com foco no desenvolvimento da educação no estado gaúcho.

Segundo a reitora, o Comung é o maior sistema de educação superior do estado, distribuído em todo o território gaúcho, com ampla capacidade instalada e capital humano qualificado em todas as áreas do conhecimento. A rede busca ampliar parcerias e recursos que possam otimizar o acesso de jovens e adultos e, com isso, melhorar os níveis de escolarização.

São 14 instituições comunitárias de ensino superior, públicas não estatais, com 45 campi e aproximadamente 150 mil alunos. “Nosso objetivo é estreitar laços entre o Estado e as universidades, que já têm na sua missão e história uma forte inserção com os distintos setores da sociedade. Temos consciência de que a Educação ocupa um papel central, tanto na perspectiva de desenvolvimento humano quanto econômico e social de um estado e do país. Sem educação de qualidade, não haverá crescimento e transformação social. Queremos pensar novas possibilidades de parceria e de engajamento com a sociedade, uma vez que reunimos os elementos centrais para formar pessoas e profissionais capazes dessas transformações”, destacou.

Entre as pautas estão, por exemplo, a aplicação da legislação estadual do “meio por cento” — que estabelece que parte da arrecadação seja direcionada ao ensino superior comunitário — como, por exemplo, a possibilidade de oferta de bolsas para estudantes cursarem licenciaturas diante da dificuldade de professores na educação básica, mas também de cursarem outras profissões associadas às vocações regionais. Outro ponto abordado foi a formação de professores, bem como a importância de investimentos em pesquisa e inovação desenvolvidos junto aos parques tecnológicos e centros de inovação das instituições.

O presidente da Assembleia, assumiu o compromisso de avaliar as propostas entregues pelo Comung e promover o envolvimento de todos os deputados no enfrentamento dos problemas que a educação enfrenta. Zanchin salientou que as demandas apresentadas representam um percentual significativo da sociedade e, portanto, merecem a devida atenção.

“É necessário falar sobre o tema e envolver todos os deputados, fazer um trabalho de mobilização social, chamando a sociedade a participar ativamente dos processos e mostrando a importância de compreender que é preciso avançar nessa área”, observou.

O parlamentar pontuou que incluirá a educação no debate em todas as frentes da Assembleia Legislativa. Serão realizados encontros regionais para buscar soluções e alternativas para fortalecer a educação. A ideia é, no segundo semestre, encaminhar uma proposta ao Governo do Rio Grande do Sul.


Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  • Comung entrega ao legislativo propostas para a educação superior no RS
CLARO
UNINTER
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface