Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Eduardo Leite recebe Fetag para tratar de combate à estiagem

Publicada em 14/02/2023

  • Eduardo Leite trata pontos da pauta da estiagem em reunião com a Fetag

O governador Eduardo Leite e secretários de Estado participaram, na noite desta segunda-feira (13), de uma reunião com representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) para tratar de ações de enfrentamento à estiagem. O encontro ocorreu no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre. 

Durante a reunião, a Fetag reforçou pautas que já haviam sido entregues ao Estado entre elas a necessidade de auxílio a produtores da agricultura e da pecuária familiar, que pelo terceiro ano consecutivo estão sofrendo com a falta de chuvas, o que além de gerar prejuízos nas safras ainda está provocando dificuldades inclusive no fornecimento de água potável para consumo humano e dos animais

De acordo com o governador Eduardo Leite, as secretarias estão empenhadas em encontrar alternativas, mas ressaltou as dificuldades encontradas pelo governo para dar respostas mais rápidas, dentre elas, a falta de pessoal e a de recursos financeiros, afetados, segundo Leite, pelas alterações tributárias realizadas pelo governo federal no ano passado. “Estamos com incertezas devido a decisões tomadas em Brasília no ano passado”.

O governador prometeu divulgar ainda esta semana um cronograma com as medidas que serão tomadas pelo governo e ressaltou a importância da agricultura e da pecuária familiar, “que merece e tem um olhar diferenciado por parte do governo”.

Sobre os programas de irrigação, ainda estão sendo estruturadas medidas futuras para evitar que novos períodos de estiagem afetem a produção. Leite antecipou que subvenção para sistemas de irrigação, mas maiores detalhes ainda serão anunciados

Participaram da reunião os secretários da Casa Civil, Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Rural e Planejamento, além da Defesa Civil. E representando a Fetag, o presidente, Carlos Joel da Silva, o tesoureiro-geral, Agnaldo Barcelos, a coordenadora estadual de Mulheres, Maribel Moreira, e assessores da Federação. Também estavam presentes representantes das 23 regionais sindicais. 


Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações


CLARO
UNINTER
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface