Publicada em 09/02/2023
No programa ponto crítico da Rádio Cruz Alta, edição da quarta-feira (08), foram entrevistados o Superintendente Regional da Corsan João Batista Corim da Rosa e o Gerente da Corsan em Cruz Alta Jerry Tatsch sobre os constantes problemas de desabastecimento de água em Cruz Alta nos últimos dias.
O superintendente começou falando sobre a forte estiagem que afeta a região de Cruz Alta nos últimos anos, especialmente nesse ano, onde está chovendo muito abaixo da média histórica esperada para essa época e tem afetado a barragem de captação de água no Lageado da Cruz, o que tem deixado as equipes em sinal de alerta, situação que acontece em todo o estado.
Vamos conferir alguns pontos da entrevista com o Superintendente Corin:
NÍVEL DE CAPTAÇÃO MUITO MAIS BAIXO NA NOITE
O que está ocorrendo não é normal, baixa o nível de água na noite, e durante o dia, mesmo com o alto consumo, não baixa tanto; já foi comunicado a PATRAM da Brigada Militar sobre essa situação, foram feitas duas fiscalizações, mas no momento não se sabe a origem disso, é muito provável que seja para irrigação de lavouras, mas isso não tem ainda como ser provado.
ATITUDES NA BARRAGEM
Uma força tarefa está trabalhando na barragem, aumentando o barramento, com mergulhadores para limparem a captação das bombas.E também um novo posicionamento das bombas para melhorar a captação.
RACIONAMENTO
No momento essa situação está descartada, mas a população deve usar de forma consciente a água, não cometendo excessos para evitar o racionamento. Mas o superintendente disse que o risco de racionamento, se não chover, é real.
POÇOS ARTESIANOS
Um poço artesiano, na região da barragem , está auxiliando no abastecimento da cidade, e se for necessário, mais poços podem ser colocados no sistema.
FALTAS DE ENERGIA ELÉTRICA NA BARRAGEM DE CAPTAÇÃO
A Corsan está em contato com a RGE para resolver esse problema.Mas a Corsan está ciente das oscilações no momento.
GERADOR
Essa possibilidade é descartada no momento, pois estatisticamente o gerador não resolve o problema . O superintendente disse que quer ampliar mais esse assunto.
BAIXA RESERVAÇÃO
A Corsan deve instalar mais três reservatórios, para ampliar essa capacidade.Ele reconhece que os bairros mais altos, sofrem com a falta de água, pois é onde primeiro termina e onde por último volta a água.
Além de construir mais reservatórios, a Corsan está comprometida em fazer manutenção nos atuais.
PONTOS IMPORTANTES DA ENTREVISTA COM O GERENTE LOCAL
O gerente Local da Corsan Jerry Tatcsh disse que:
· * A barragem de Cruz Alta está em torno de meio metro abaixo do considerado normal, a régua tem um pouco mais 03 metros.
· * Cruz Alta consome mais água na sexta e sábado.
· * Em relação os reservatórios , a cidade tem 05 sendo utilizados.
· * Cruz Alta tem em torno de 02 horas e meia de reservação de água e necessita no mínimo de mais 02 horas.
· * Com os novos reservatórios, esse problema deve ser resolvido.
· * Poços artesianos devem entrar na rede nos próximos dias, entrando direto na rede, exemplo do Poço da Acelino Flores, com o tratamento da água no local
· * A Corsan deve abrir mais 02 poços artesianos nos próximos meses, para reserva ou funcionamento imediato.
· * Os maiores picos de consumo na cidade entre os seguintes horários: 12h até às 15h e das 18h em diante.
· * Apesar da estiagem, a água de Cruz Alta segue sendo muito boa, com ótima qualidade.
A entrevista completa está na linha do tempo do facebook da Rádio Cruz Alta.
Paulinho Barcelos Foto-Salvador Gonçalves
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações