Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Campanha quer conscientizar a comunidade sobre o uso racional de água

Publicada em 09/02/2023

  • Campanha quer conscientizar a comunidade sobre o uso racional de água

Com o calor e a falta de chuva em Cruz Alta, a preocupação com as fontes de água, só aumenta. De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Rural e Meio Ambiente, Cláudia Pedroso, o nível do manancial Lajeado da Cruz, responsável pelo abastecimento da cidade, encontra-se, atualmente, muito abaixo do ideal, o que é sinônimo de preocupação. Motivado a este cenário é que, a Administração Municipal está realizando uma campanha de conscientização sobre o uso racional da água, evitando, desta forma, o desperdício.

“Estamos diante de um momento crítico de falta d´água e a Prefeitura, em parceria com a CORSAN estão realizando obras na barragem para aumentar a disponibilidade de água para a população”, comenta Cláudia.

A Agente de Defesa Ambiental, Lidiane Deboni destaca que, devido a situação, é necessário  evitar lavar calçadas e carros com mangueira; reaproveitar a água da máquina de lavar, utilizando-a na capacidade máxima sempre que possível. “É importante também cuidar das instalações internas para  evitar vazamentos, e telefonar para a CORSAN sempre que observar vazamentos na rede”.

Outras dicas, segundo Lidiane são evitar trocar água de piscinas e banhos de chuveiro demorado. Outrossim, caso seja possível, orienta-se que sejam instaladas caixas de descarga com duplo acionamento.

“São pequenas atitudes, mas que contribuem de forma significativa para preservação da água”, comenta Lidiane.

DEFESA CIVIL NO INTERIOR

Diariamente, a Defesa Civil, através de um caminhão-pipa e camionete, leva mais de dez mil litros de água para comunidades do interior. A água, é utilizada tanto para o consumo de pessoas, quanto de animais. Segundo o Coordenador Adjunto da Defesa Civil, João Gabriel Oliveira Pereira, entre as localidades mais afetadas estão Parada Benito e Bacia Leiteira.

João Gabriel conta que, em dezembro, por exemplo, eram oito famílias atendidas, agora, esse número passou para trinta.


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações

ROSMER PALACE HOTEL
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface