Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Fevereiro Laranja: campanha alerta para importância da doação de medula óssea

Publicada em 04/02/2023

  • Fevereiro Laranja: campanha alerta para importância da doação de medula óssea

No "Fevereiro Laranja", mês que visa conscientizar a população sobre o combate à leucemia, o Hemocentro Regional de Cruz Alta intensifica a campanha para doação de medula óssea. Estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que a leucemia é o 9º câncer mais comum no sexo masculino e o 11º no feminino. 

“Precisamos convencer as pessoas a se cadastrarem como doadoras de medula óssea” comenta a Coordenadora do Hemocentro, Angélica Trentini.

O transplante de medula óssea é realizado em casos selecionados, principalmente nos pacientes que tem uma leucemia com marcadores de alto risco citogenético ao diagnóstico e reservado àqueles em que não apresentam uma resposta adequada à quimioterapia, sendo muitas vezes o único tratamento curativo. Por isso, a doação de medula óssea é muito importante.

Para se tornar doador é necessário realizar um cadastro no órgão que busca doadores no Brasil e nos registros estrangeiros, o chamado Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Também é preciso ter entre 18 e 35 anos de idade, estar com a saúde em bom estado geral, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não possuir diagnóstico oncológico, doenças hematológicas ou do sistema imunológico.

Ao fazer o cadastro, o doador faz a coleta de 5 ml de sangue para testes de compatibilidade e o resultado fica arquivado no cadastro de medula óssea. Caso o doador seja compatível com algum paciente da lista de espera, ele será convidado a fazer a doação. “A cor laranja é a escolhida para simbolizar e chamar atenção para doença e a importância de se tornar um doador de medula óssea”.

Para se cadastrar, basta fazer o agendamento, através do telefone 3326 3168. O Hemocentro atende de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min.  Ele está localizado na Rua Barão do Rio Branco, nº 1445.

Com informações da Prefeitura de Cruz Alta

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações


ROSMER PALACE HOTEL
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface