Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Estado começa distribuir mais doses para vacinação de crianças contra a covid

Publicada em 01/02/2023

  • Estado começa distribuir mais doses para vacinação de crianças contra a covid

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) realiza, na quarta-feira (1/2), a distribuição de 35 mil doses de vacinas contra a covid-19 para crianças de cinco a 11 anos. O lote de Pfizer pediátrica foi entregue ao Estado nesta terça-feira (31/1) e será utilizado para a segunda dose e reforço desta faixa etária.

Cerca de 148 mil crianças dessas idades estão com a segunda dose em atraso no Estado, não completando assim o esquema primário de vacinação. O prazo recomendado entre a primeira e segunda dose é de oito semanas. O intervalo entre a segunda dose e o reforço deverá ser a partir de quatro meses.

Aumento da proteção

A orientação da dose de reforço para crianças de cinco a 11 anos considera estudos científicos que apontam um aumento da proteção com a dose complementar. De acordo com o Ministério da Saúde, para a análise da recomendação de dose de reforço para esse público, entre outros critérios, foi observado o aumento dos níveis de anticorpos depois da aplicação da dose complementar. No estudo clínico, as crianças avaliadas apresentaram aumento de seis vezes no número de anticorpos após a dose de reforço. O reforço da vacina da Pfizer também se mostrou eficaz contra a variante Ômicron, com aumento de 36 vezes na produção de anticorpos nessa faixa etária.

Pfizer Baby

Na sexta-feira (3/2), está prevista a chegada de um lote de 380 mil doses de vacinas Pfizer Baby, recomendada para crianças de seis meses a quatro anos. A distribuição ocorrerá na próxima semana.

Desse total, inicialmente serão repassadas aos municípios 120 mil doses para a aplicação de primeiras doses. As demais ficarão armazenadas com a SES, reservadas para a segunda e terceira doses desse público.

O esquema primário prevê a aplicação de três doses. Entre as duas primeiras deve haver um intervalo de quatro semanas, e a terceira precisa ser aplicada oito semanas após a segunda.

Vacinação infantil contra covid-19 no RS

População estimada de cinco a 11 anos: 964.268

1ª dose: 682.058 (70,7%)

2ª dose: 495.147 (51,3%)*

* 2ª dose atrasada (em 31/1/23): 148.167

 

Com informações do Governo do Estado do RS

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

ROSMER PALACE HOTEL
CLARO
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface