Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Projeto literário aumenta habilidades de leitura e escrita de estudantes

Publicada em 27/01/2023

  • Projeto literário aumenta habilidades de leitura e escrita de estudantes

Alunos das escolas municipais Gabriel Annes da Silva, Carlos Gomes, e da escola estadual Hildebrando Westphalen realizaram um projeto literário que teve como tema gerador os “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU”. 

Cada turma participante escreveu e ilustrou um livro, a partir da escolha de um dos objetivos, que, posteriormente, foi impresso e publicado na plataforma “Escritores Para o Futuro”. De acordo com o diretor da escola Carlos Gomes, Júlio Mallmann, o intuito inicial do projeto foi aproximar os alunos da leitura, literatura e da escrita. 

A atividade envolveu 441 estudantes, que, durante seis meses, pesquisaram a respeito dos temas socioambientais, amparados pela equipe pedagógica, com ênfase nos professores Márcia Cíntia Padilha de Lima, Henrique Hamester Pause e Aline Rizzardi, responsáveis pela coordenação do projeto nas escolas. “Todo o processo aumentou as habilidades de leitura e escrita dos alunos, além de oportunizar produções e discussões mais que necessárias à sociedade”, salienta Mallmann. 

A diretora da escola Gabriel Annes da Silva, Nina Rosa Santos de Lima, ressalta, que “o trabalho evoluiu através de oficinas, debates, organização, desenhos e produções de textos. Durante esse processo, os alunos articularam saberes envolvendo as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas”.

Ainda, cada estudante recebeu um exemplar impresso do livro, que foi autografado na presença dos familiares. Júlio finaliza dizendo que “os alunos de 5° a 9° ano (na escola Carlos Gomes), hoje, são escritores de uma obra publicada, com material e impressão de altíssima qualidade”.

Fizeram parte do projeto os professores Luciano Custódio, Jaqueline Gomes, Ana Cláudia Schuh, Maria Cristina Kerner, Luiz Bernardes, Aline Rizzardi, Nélia Mate, Marilene Dotto, Jaquelina dos Santos, Elisangela Lima, Mareli Lacerda, Elisangela Lima, Rosane Pereira, Paola Siqueira, Marilise da Silva, Marly Teixeira, Márcia Fassbinder, Maria Peixoto, Márcia Lima, Henrique Pause.

Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações


Confira outras imagens

  • Projeto literário aumenta habilidades de leitura e escrita de estudantes
  • Projeto literário aumenta habilidades de leitura e escrita de estudantes
UNINTER
Criação de Sites e Desenvolvimento de Sites - Netface
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface