Publicada em 25/01/2023
Com direito ao tradicional batismo com jatos d´água pelos bombeiros, um voo da empresa Azul marcou o início das operações nas novas instalações do aeroporto Lauro Kurtz, em Passo Fundo. O avião pousou às 9h20min de sexta-feira (20/1) com 101 passageiros vindos de São Paulo. Foram dois anos de obras de modernização de sistemas e ampliação da estrutura do aeroporto, que passou a ter 2 mil metros quadrados de área, e mais de R$ 54 milhões de recursos investidos pelo governo do Estado e pelo governo federal.
A equipe do governo do Estado responsável pelas obras
avaliou que a resposta foi altamente positiva no primeiro teste das novas
estruturas. “Salas de embarque e desembarque amplas e confortáveis
agilizaram os processos, bem como os equipamentos de despacho e recebimento de
bagagens [esteiras e carrossel] agilizaram os processos de desembarque dos
passageiros”, avalia o diretor do Departamento Aeroportuário (DAP) da
Secretaria de Logística e Transporte (Selt), Leandro Taborda. Ainda no final
da manhã de sexta-feira, o pátio recebeu pela primeira vez um Boeing 737-800,
aeronave de grande porte da empresa Gol, com capacidade para 186 passageiros.
No dia seguinte, em razão da infraestrutura
disponibilizada, já foi possível a operação simultânea de duas aeronaves no
pátio, uma novidade em relação à situação existente. Com a conclusão das obras
de ampliação, o Lauro Kurtz passou a dispor de cinco posições no pátio, ou
seja, até cinco aeronaves podem permanecer estacionadas no local. A avaliação
da equipe técnica do DAP é que todos os requisitos relativos à agilidade para
despachar malas, à eficiência dos novos equipamentos e ao número de balcões
para check-in, entre outras modificações, atenderam plenamente às expectativas
com relação às novas estruturas. “Ganha muito o município, e ganha muito a
região, com a modernização do aeroporto”, enfatiza Taborda.
MELHORIAS
A ampliação e modernização do sítio aeroportuário é
resultado do Termo de Compromisso 5/2017, firmado entre a Secretaria de Aviação
Civil (SAC), do Ministério da Infraestrutura, e a Selt. A pista de pouso e
decolagem foi totalmente recuperada, aumentando a capacidade estrutural. O
pátio passou a ter cinco posições 3C (quatro posições B737.800/Embraer 195-E2 e
uma posição ATR-72) e aproximadamente 16 mil metros quadrados. Foram
instalados equipamentos de auxílio à navegação, balizamento a led, terminal com
mais de 2 mil metros quadrados, uma subestação e uma central de utilidades.
Complementam as novidades a execução de vias de serviço
(combate a incêndios e abastecimentos), áreas de estacionamento e melhorias no
acesso ao terminal. De acordo com o termo de compromisso firmado com a SAC, o
terminal antigo será reformado para abrigar a Seção de Combate a Incêndio
(Sescinc). Para a gestão do aeroporto, o Estado contratou a Infraero, empresa
que tem presença nacional e expertise em serviços de ponta a ponta da infraestrutura
aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia,
manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e
desenvolvimento de soluções digitais.
Com informações do Governo do Estado do RS
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações