Publicada em 20/01/2023
Há dois anos, no dia 20 de janeiro de 2021, Cruz Alta iniciava a vacinação contra a Covid-19. Os primeiros a receberem a imunização foram: a técnica de enfermagem, Tatiana Machado de Mattos, de 38 anos, e as enfermeiras, Joice Elizabete de Moura, de 38 anos, e Thais Sartori, de 33 anos, e o médico plantonista, Jader Franci Carvalho Oliveira, de 34 anos.
Nesse período, o município aplicou mais de 160 mil doses de vacinas contra a doença.
Os primeiros grupos que foram vacinados foram profissionais na linha de frente da pandemia, e os idosos residentes de instituições de longa permanência. Depois foi a vez dos demais profissionais de saúde, idosos não institucionalizados e pessoas com deficiência.
Aos poucos, as doses foram destinadas a públicos diversos, sempre priorizando quem estava mais suscetível ao agravamento da doença e objetivando reduzir as internações nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) em consequência da covid-19. Em abril de 2021, foi aberta a campanha de adultos com alguma comorbidade. A partir do mês de junho, iniciou a vacinação para a população em geral, seguindo em ordem cronológica.
As aplicações seguem sendo realizadas
Para a próxima semana, a vacinação contra a Covid-19 será realizada nas seguintes ESFs:
ESF Centro - Segunda a Sexta-feira
ESF Vila Nova - Segunda e Sexta-feira
ESF Abegay - Quarta-feira
ESF Santa Rita - Quarta-feira
ESF Primavera - Quarta-feira
ESF Alvorada - Quarta-feira
ESF Toribio Verissimo - Quinta-feira
A aplicação ocorre das 8h30 às 11h30, e das 13h30 às 16h30. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com CPF, carteira de vacinação, cartão do SUS (se tiver) e para quem tem comorbidades, o comprovante da doença.
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações