Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

SAE registra redução no número de casos novos de HIV/Aids em 2022

Publicada em 20/01/2023

  • SAE registra redução no número de casos novos de HIV/Aids em 2022

O Serviço de Atendimento Especializado-DST/Aids (SAE) registrou, no período de janeiro a dezembro de 2022, 20 novos casos de HIV/Aids em Cruz Alta. 33 casos a menos do que o mesmo período de 2021, quando foram registrados 53 casos.

A Coordenadora do SAE, Ângela Garlet, destaca a importância do teste rápido. “É essencial que, as pessoas, continuem procurando o teste rápido para a identificação de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Aquele que tem o vírus e não sabe, pode transmitir involuntariamente. Por isso, é fundamental que todos com vida sexual ativa busquem fazer periodicamente o exame” comenta.

Em 2023, até o momento, a profissional explica que 3 casos já foram confirmados. O teste é gratuito e pode ser feito mediante agendamento em todas as unidades, e nas terças de manhã e quintas-feiras à tarde junto ao SAE, com demanda espontânea.

Inúmeros fatores contribuem para o aumento de casos, sendo o principal deles o não uso de preservativo durante as relações sexuais. "A prevenção é a melhor forma de proteção das ISTs. O uso da camisinha é um hábito que precisa ser constante". No município, a distribuição de preservativos é feita no SAE e nas ESFs.

O SAE atende de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Para mais informações, as pessoas podem contatar através do telefone 3322 0153, ou com a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


Lottini & Co
Criação de Lojas Virtuais
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface