Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Certificado de vacinação contra a febre amarela está disponível no ConecteSUS

Publicada em 19/01/2023

  • Certificado de vacinação contra a febre amarela está disponível no ConecteSUS

Quem tomar a vacina contra a febre amarela, agora, poderá emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) pelo ConecteSUS.  Segundo Nilo Neto, Servidor do SUS, ele traz o registro da vacina contra a febre amarela e os dados serão enviados pelos estabelecimentos de saúde com sistemas integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), de acordo com o modelo e as regras do Regulamento Sanitário Internacional (RSI-2005). 

Inicialmente, o CIVP estará disponível no ConecteSUS, apenas para os novos registros da vacina contra a febre amarela. Para acessar o documento, basta entrar no ConecteSUS, no ícone "Vacinas".

Como vai funcionar?

Nilo explica que o cidadão que for a um posto de saúde tomar a vacina contra a febre amarela terá as informações enviadas à RNDS, assim como já acontece para a vacina contra a Covid-19. O CIVP estará disponível no ConecteSUS assim que os dados forem enviados pelo posto.

CIVP 

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia é um documento que comprova a vacinação contra a febre amarela. É exigido por alguns países para a entrada de viajantes em seu território e emitido gratuitamente pela Anvisa, exclusivamente para pessoas que se vacinaram no Brasil.

Somente pessoas que irão viajar para países que exigem a vacinação contra a febre amarela ou fazer escala/conexão em algum desses países necessitam do CIVP. Crianças a partir de 9 meses já precisam do certificado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualiza regularmente em seu portal a relação dos países que exigem o documento.

ConecteSUS 

O ConecteSUS Cidadão é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde e a porta de acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma digital. Ele permite que o cidadão acompanhe, na palma da mão, o seu histórico clínico.

Estão disponíveis no aplicativo informações gerais do cidadão, como Carteira Nacional de Vacinação, Certificado Nacional de Vacinação contra Covid-19, Cartão Nacional de Saúde, resultados de exames laboratoriais de Covid-19, medicamentos dispensados pelo programa Farmácia Popular, além dos registros de doações de sangue e acompanhamento da posição na lista de transplantes.


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


CLARO
Rádio Cruz Alta
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface