Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Dia da Visibilidade Trans terá programação especial em Cruz Alta

Publicada em 14/01/2023

  • Dia da Visibilidade Trans terá programação especial em Cruz Alta

Em homenagem ao Dia da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro, a Coordenadoria de Políticas Setoriais e Direitos Humanos está organizando uma programação especial. A data, marca a luta por respeito, cidadania e acesso a oportunidades de pessoas transexuais. Para o Coordenador de Políticas Setoriais, Leonardo Corrêa, o respectivo dia é necessário não só para reforçar o combate ao preconceito, mas também para desvincular a associação exclusiva entre transgêneros e discriminação.

“O caminho para essa transformação passa não só pelo combate ao preconceito, mas também pela promoção de uma visibilidade positiva e afirmativa para as pessoas trans, de forma a divulgar referências, ouvir a voz dessa comunidade e criar conjuntamente um futuro em que cada vez mais ocupem espaços que não digam exclusivamente respeito à sua pauta. E cabe a todos nós sermos aliados nessa luta”.

De acordo com Leonardo, o trabalho da Coordenadoria de Políticas Setoriais e Direitos Humanos é fazer com que estes públicos, quanto também idosos, povos de terreiro e demais núcleos, tenham seus direitos garantidos. Ele explica que, por exemplo, no caso de algum deles sofrer alguma violência, a Coordenadoria busca contribuir para o encaminhamento aos órgãos competentes, não deixando a pessoa desamparada em uma situação delicada como esta. “Lembro que, nós enquanto Coordenadoria, estamos à disposição de todos aqueles que eventualmente precisarem de ajuda”.

Importância da data           

Em 29 de janeiro comemora-se no Brasil o Dia da Visibilidade Trans. A ideia surgiu em 2004, quando um grupo de ativistas trans participaram, no Congresso Nacional, do lançamento da primeira campanha contra a transfobia, promovida pelo Departamento DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, com o objetivo de ressaltar a importância da diversidade de gênero.      

A data passou, então, a representar a luta cotidiana das pessoas trans pela garantia de direitos e pelo reconhecimento da sua identidade, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Para mais informações, a Coordenadoria de Políticas Setoriais e Direitos Humanos pode ser acessada pela página do Facebook, e também é possível contatar pelo telefone 3321 1399. A Coordenadoria está localizada na Rua Mariz de Barros, número 414.


Com informações - Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface