Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Caminhão adaptado transporta 10 mil litros de água e auxilia Defesa Civil

Publicada em 13/01/2023

  • Defesa Civil conta com Caminhão-pipa adaptado para transporte de 10 mil litros

A defesa Civil de Cruz Alta passou a contar, nesta semana, com um caminhão-pipa, adaptado para transportar 10.000 litros de água em cada deslocamento. O veículo faz parte da frota do Parque de Máquinas do município e passou por revisão mecânica e elétrica, além da troca de pneus.

“A adaptação do caminhão-prancha para caminhão-pipa, é uma resposta imediata da Administração a essa necessidade emergencial que as comunidades rurais estão vivendo”, afirma a Secretária de Desenvolvimento Rural, Débora Regina Guterres Teixeira.

A opção pela contratação de um caminhão-tanque, como na estiagem do ano passado, iria exigir o ordenamento de dotação orçamentária, com trâmites legais que demorariam mais de 60 dias. “Atender o meio rural nesse momento, é garantir abastecimento às famílias e a sobrevida das criações”.

O trabalho de abastecimento, feito por uma caminhonete, cedida pela Administração Municipal, com uma caixa de 1.000 litros acoplada em sua carroceria ainda permanece em atividade, considerando a facilidade de acesso a muitas moradias.

Atualmente, nove famílias, em diferentes localidades do interior, vem recebendo diariamente o abastecimento de seus reservatórios, com água potável para todos os tipos de uso-seja no consumo doméstico ou animal.

Cruz Alta decretou situação de emergência no dia 26 de dezembro. O pedido foi reconhecido pela Defesa Civil Nacional, na quinta-feira (12), em portaria divulgada no Diário Oficial da União (DOU). No RS, já passa de 50 número de municípios em situação de emergência devido a estiagem. 

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


prumo condominios
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface