Publicada em 13/01/2023
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu da SES/RS novas orientações sobre a vacinação do primeiro reforço contra a covid-19 para crianças de cinco a onze anos, conforme disponibilidade de doses. O intervalo entre a segunda dose e o reforço deverá ser a partir de quatro meses. A imunização complementar, segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Joice Miron Grenzel, deve ser feita com a vacina pediátrica da Pfizer.
Apesar de liberada pelo Ministério da Saúde no final do ano, não houve até o momento o envio de novos lotes correspondentes a esse público. Por isso, a recomendação aos municípios é que façam uma mobilização para atender crianças com a segunda dose, respeitando o intervalo de oito semanas, e avançar no primeiro reforço, otimizando o número de doses por frasco, sem prejuízo de descarte.
“Estamos no aguardo, ainda não temos data de chegada das doses. Então, conforme orientação do estado, aproveitaremos a abertura dos frascos de Pfizer pediátrica para d2 e utilizaremos as doses que sobrarem para esse reforço”.
Aumento da proteção
A orientação considera os estudos científicos que apontam um aumento da proteção com a dose complementar. O intervalo entre a segunda dose e o reforço deverá ser a partir de quatro meses. A imunização complementar, para as crianças que tomaram a primeira e a segunda dose da Pfizer ou da Coronavac, deve ser feita com a vacina pediátrica da Pfizer.
De acordo com o Ministério da Saúde, para a análise da recomendação de dose de reforço para esse público, entre outros critérios, foi observado o aumento dos níveis de anticorpos depois da aplicação da dose complementar. No estudo clínico, as crianças avaliadas apresentaram aumento de seis vezes no número de anticorpos após a dose de reforço. O reforço da vacina da Pfizer também se mostrou eficaz contra a variante Ômicron, com aumento de 36 vezes na produção de anticorpos nessa faixa etária.
Confira os dados da vacinação infantil em Cruz Alta:
6 meses a 2 anos
Dose 1 – 108 doses aplicadas – 4,7%
Dose 2 – 42 doses aplicadas – 1,8%
3 a 4 anos:
Dose 1 – 368 doses aplicadas – 24,3
Dose 2 – 220 doses aplicadas – 14,5%
5 a 11 anos:
Dose 1 – 4.024 doses aplicadas – 77,5%
Dose 2 – 3.030 doses aplicadas – 58,4%
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações