Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Projeto 'Viver Melhor' busca melhorar qualidade de vida do idosos do município

Publicada em 12/01/2023

  • Projeto Viver Melhor busca melhorar qualidade de vida do idosos do município

As Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social promoverão no ano de 2023 o projeto “Viver Melhor”, voltado à população idosa do município. A ideia, segundo a Secretária de Saúde, Daura Melissa Costa Beber Westphalen, é abranger os idosos das Estratégias Saúde da família e do Centro Convivência do Idoso, considerando o grau de vulnerabilidade. “Faremos um trabalho de assistência e acompanhamento, organizando os fluxos de rede de cuidados, nos aspectos sociais e de saúde dos idosos”.

Daura explica que, através do programa, serão desenvolvidas ações de promoção de saúde e prevenção de agravos aos idosos, voltadas à melhoria da qualidade de vida em seu bem estar físico e mental, com vários profissionais atuantes, como educador físico, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitário de saúde, nutricionistas, fisioterapia, assistente social, psicólogos, odontólogos.

O projeto será realizado inicialmente como piloto nas ESFs Jardim Primavera e Vila Nova, e CCI, sendo posteriormente implementado em toda a rede de saúde e de desenvolvimento social. “Primeiramente, fizemos um levantamento de dados nas ESFs durante os meses de novembro e dezembro”.

Conforme dados do IBGE (2019), Cruz Alta possui cerca de 60 mil habitantes, sendo que, destes, pelo menos 6 mil têm idade superior a 65 anos. “Enquanto cobertura da atenção básica, o município abrange 100%”.

O envelhecimento humano é um processo heterogêneo e multifatorial, que pode ser vivenciado de diferentes maneiras de acordo com as características intrínsecas de cada indivíduo e vem acompanhado de diversas alterações, sendo elas biológicas, psicológicas e sociais.

As inúmeras alterações que ocorrem no processo de envelhecimento também promovem a diminuição da capacidade funcional, que por sua vez, contribui para a vulnerabilidade clínico-funcional e maior incidência de doenças, interferindo na qualidade de vida dos idosos.

Com informações – Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface