Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Janeiro Branco alerta para cuidados com a saúde mental

Publicada em 10/01/2023

  • Janeiro Branco alerta para cuidados com a saúde mental

Durante este mês, a Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo a campanha “Janeiro Branco”, iniciativa que busca construir uma cultura de atenção à saúde mental e à promoção do bem-estar social.

A campanha, segundo a Secretária de Saúde, Daura Melissa Costa Beber Westphalen, ocorre no primeiro mês do ano, pois é o momento em que as pessoas estão mais abertas para pensar metas e prioridades que, com os devidos estímulos, podem incluir o cuidado com o seu bem-estar mental e social, principalmente, no contexto da pandemia, que foi responsável por gerar e intensificar os casos de adversidades psicológicas e demais problemáticas sociais.

O município de Cruz Alta conta com uma grande rede de apoio formada por três Centros de Atenção Psicossocial-CAPS, além de profissionais das redes de atenção básica e atenção especializada. 

As ações irão acontecer nas ESFs, com a avaliação do estado emocional do usuário, ou seja, aqueles casos que apresentarem maior cuidado quanto a doença, sinais, e sintomas serão direcionados a um serviço qualificado com uma equipe multi profissional atuando nos atendimentos. “Nos serviços de atenção psicossocial estaremos sensibilizando sobre a importância do autocuidado psicológico, e bem-estar físico e mental das pessoas”, diz Daura.

Conforme Daura, os cuidados com a saúde mental devem acontecer em todas as fases da vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Os sinais de alerta com a saúde mental podem ser notados através de Isolamento de pessoas ou atividades que antes despertavam interesse; Baixa autoestima; Sentimento de desprazer diário; Medos imaginários/fantasmáticos; Uso abusivo de álcool e outras drogas; Agressividade.

“A saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável”.

Com informações – Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


prumo condominios
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface