Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Quase 9 mil alunos são envolvidos em projetos da Secretaria de Educação

Publicada em 29/12/2022

  • Quase 9 mil alunos são envolvidos em projetos da Secretaria de Educação

Durante o ano de 2022, os projetos sob coordenação da Secretaria Municipal de Educação, atenderam, no total, 8.847 estudantes. Entre eles, estão: Basketito; AABB Comunidade, Oficinas paradesportivas, Acuidade Visual; Dança; Jovens Ativos novas oportunidades; Jergs 2022; Campinho da Esperança; Dia D Teatro nas escolas; Oficinas em contraturno Escola Maria Jessi; Alfabetização para idosos; Oficinas pedagógicas para professores, Campeonato das Escolas Municipais e Profesp.  Conforme o Coordenador Pedagógico da SME, Fernando Trentini, a ideia é dar continuidade a estes projetos no próximo ano letivo, ampliando ainda mais o número de estudantes atendidos.

Fernando lembra que, neste ano, uma das novidades foi a retomada das atividades do AABB comunidade. Ele envolveu 100 alunos de 8 a 15 anos. O projeto é fundamentado em atividades pedagógicas, recreativas, de arte e cultura, desenvolvidas nas dependências da AABB.

“Ele se baseia na frequência dos alunos três vezes por semana (segundas, quartas e sextas-feiras), em contraturno escolar. Por exemplo, as crianças que estudam de manhã, frequentam o programa à tarde. Com atividades esportivas, pedagógicas e recreativas, o projeto possui um viés mais livre, possibilitando que alunos do mesmo projeto, de diferentes escolas, se encontrem e aproveitem o momento”.

ACUIDADE VISUAL

Outro projeto inovador, foi o de acuidade visual. Foram atendidos 2.746 estudantes do 1º ao 9º ano. O objetivo é proporcionar uma avaliação prévia de acuidade visual, realizada por um médico oftalmologista. “O referido teste se faz necessário nesta faixa etária, uma vez que as crianças que estão em idade escolar e frequentando as escolas da rede municipal, encontram-se em fase de alfabetização e de fixação dos conteúdos básicos das várias disciplinas no ambiente escolar”.

Os testes são feitos em um espaço fornecido pela escola de forma individual, e posteriormente a Médica emite a lista e os encaminhamentos para Estratégia de Saúde da Família, com classificação de prioridade, para que a Secretaria Municipal de Saúde e o Serviço de Regulação efetue a organização das autorizações de consulta com serviço especializado. “Eventualmente, caso seja necessário o uso de óculos, o projeto fornece também”, diz ele.


DIA D TEATRO

A Prefeitura de Cruz Alta, através das Secretarias de Educação e Cidadania, em parceria com o Grupo Teatral Máschara, promoveram o “Dia D Teatro” que beneficiou 2.750 alunos.  O projeto, envolve alunos e professores, e consiste na oferta de oficinas de teatro, juntamente com uma "apresentação” que faz uma abordagem sobre temas como: Drogas, Bullying, Direitos da Criança e do Adolescente, etc.  Obedecendo a um cronograma, as visitas nas escolas são feitas por integrantes do Grupo Máschara e equipes da Prefeitura.  

O objetivo, é fazer com que o teatro seja inserido de uma forma mais intensa nas escolas, chamando a atenção para Núcleo de Teatro que funciona   na Casa de Cultura Justino Martins.


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Lottini & Co
Criação de Lojas Virtuais
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface