Publicada em 27/12/2022
A Prefeitura de Cruz Alta decretou, na segunda-feira (26), situação de emergência nas áreas do município afetadas pela estiagem. A medida está disposta no Decreto Municipal nº Nº. 518/22 e se faz necessária em decorrência da ausência de chuvas expressivas nos últimos meses, fato este que comprometerá a safra de milho, já que que nas áreas sequeiras, as perdas chegam a 50%, conforme levantamento feito pelo Sindicato Rural.
No Rio Grande do Sul, outros municípios também decretaram situação de emergência e a preocupação atual também é com o desenvolvimento da cultura de soja. Em Cruz Alta, de acordo com SR, observou-se situações de semeadura de soja no mês de dezembro que, embora tenham sido realizadas ainda dentro do período recomendado pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático, possivelmente terão a diminuição do potencial produtivo que, historicamente ocorre em nossa região em semeaduras no final do período.
Inclusive, desde o dia 10 de dezembro, a Defesa Civil iniciou os trabalhos de controle e monitoramento das áreas atingidas pela falta de água para consumo humano e de animais, sendo providenciado o abastecimento para as localidades que estão sofrendo com a seca.
Com informações da Prefeitura Municipal de Cruz Alta
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações