Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Forte Onda de Calor no Rio Grande do Sul nos próximos dias alerta SEMA

Publicada em 07/12/2022

  • Forte Onda de Calor no Rio Grande do Sul nos próximos dias alerta SEMA

Nos próximos dias, o Rio Grande do Sul enfrentará uma forte onda de calor, que deverá fazer os termômetros marcarem 40°C em parte do Estado. Segundo o aviso emitido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), as regiões mais afetadas devem ser a Central, Campanha e Fronteira Oeste. Além disso, a umidade do ar pode ficar menor que 20%.

As temperaturas sobem por causa do sistema de alta pressão atmosférica, que segura o ar quente e o leva para a superfície, causando forte sensação de calor. Com a ausência de chuva, condição causada pelo fenômeno La Niña, as temperaturas podem ficar ainda mais altas.

EM CRUZ ALTA

O Calor já foi intenso na terça-feira (06), onde as temperaturas chegaram na marca de 34,4ºC, segundo os dados da Estação Automática do Imnet.

A temperatura no nosso município já na quarta-feira (07), estará acima dos 35ºC, podendo ficar entre 38ºC e 39ºC na sexta-feira(09).

NO ESTADO

Cidades da Região Central, como Santa Maria, da Campanha, como Bagé, e da Fronteira Oeste, como Uruguaiana, por exemplo, devem registrar temperaturas máximas acima de 36°C, podendo, inclusive, chegar nos 40°C entre esta terça-feira (6) e domingo (11). Segundo a meteorologista da Climatempo Carine Gama, os dias mais quentes devem ser na quarta-feira (7) e na sexta-feira (9).

— A umidade do ar tende a ficar baixa, com nível de 20% ou menos. Isso preocupa porque o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são níveis de 60% para cima. Nós consideramos estado de alerta quando está abaixo de 30% — afirma Carine.

COMEÇOU TERÇA

O calor começou a se intensificar na terça-feira e ir aumentando aos poucos todos os dias, sendo que sexta-feira está previsto para ser o dia mais quente da semana. No sábado e no domingo, as temperaturas devem amenizar.

— No final de semana, as temperaturas ainda estarão elevadas, mas mais baixas do que no decorrer da semana. São esperadas pancadas de chuvas isoladas à noite — pontua a meteorologistas da Sala de Situação da Sema Vanessa Gehm.

RISCO DE QUEIMADAS

O aviso emitido pela Sema alertou, também, para o risco de queimadas, uma vez que as temperaturas estarão altas e o ar estará mais seco. O documento chama atenção para áreas onde a pastagem já está seca, condição que torna o risco maior.

 

Segundo o bombeiro do 11º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) do Rio Grande do Sul Capitão Silvano Oliveira Rodrigues, a equipe já está recebendo treinamentos e instruções para se preparar para possíveis ocorrências nas regiões atendidas pelo 11º BBM, que inclui a Região das Missões e da Fronteira. Ele conta que já montaram um pequeno reservatório de água para garantir respostas mais rápidas em emergências.

— Para se preparar, os agricultores podem fazer aceiros, para concentrar o fogo em um lugar só e impedir que a queimada tome maiores proporções, e limpar o terreno, tirando lixo, palha e qualquer outra coisa que possa aumentar o fogo — recomenda. Para a população, em caso de queimadas, a instrução é não ir em direção ao fogo, usar panos molhados para se proteger e ligar para os bombeiros, no número 193, para registrar a ocorrência.

 

Com informações do Site GZH/ SEMA

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface