Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Alunos da rede municipal participam do projeto Paideia

Publicada em 21/11/2019

  • Alunos da rede municipal participam do projeto Paideia
Os alunos da rede municipal de Cruz Alta participaram do projeto “Paideia: a formação do cidadão republicano e democrático nos espaços da universidade e da escola” neste mês de novembro.
Este é um projeto de extensão universitária vinculado ao Curso de Direito e ao Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz com o objetivo de levar conhecimentos acadêmicos para as escolas do município de Cruz Alta, onde é debatido temas estruturais para a vida em sociedade na atualidade, como política, república, democracia, direitos humanos e outros temas que são normalmente discutidos nas aulas e importantes para a compreensão da vida.  
Neste semestre, o projeto foi realizado nos 8º e 9º ano das escolas municipais: Getúlio Vargas, Carlos Gomes, Frederico Baiocchi e Francisco Puppo. O Professor da área do Direito da Unicruz, Tiago Brutti, conta como foi estas visitas nas escolas e ressalta a inteligência dos alunos da rede municpal. “Foram muitos receptivos, atenciosos e estabeleceram um debate que seguramente muitos alunos estariam preparadíssimos para serem bolsistas de iniciação científica júnior, por exemplo. Nós apenas estamos suscitando que os estudantes da educação básica se importem com aquilo que nós também nos importamos e por outro lado ouvimos deles a vida que eles tem e assim tendo um privilégio de ter um contato com o mundo factual e a realidade enfrentada pelos jovens”, relata o professor.
Este projeto também aproxima os alunos de outros cursos acadêmicos para que os próprios possam apresentar aquilo que estão estudando no momento para os estudantes mais jovens, abrindo um canal com eles e trazendo outras perspectivas para pensar na própria vida e o que vão fazer no futuro. A professora Gisele dos Reis da Rosa, da Escola Francisco Puppo, que esteve junto ao debate levado para dentro da sala de aula, menciona a importância destes momentos. “Eu acredito que estes momentos são muito importantes para eles terem um contato maior nessa fase da vida, para incentivar estes pré-adolescentes a querer estar ocupando estes espaços futuramente e fazendo a mudança que a gente espera que aconteça na nossa sociedade”, ressalta a professora. A diretora da escola Francisco Puppo, Marisa Mayer, conta também sobre como vê estes projetos que são levados para dentro da escola. “A gente sempre abraça estas propostas, que vem acrescentar ao trabalho que a escola já realiza. É sempre bom essa parceria, e se tratando também da Unicruz e do curso de Direito a gente valoriza muito, porque tudo isso vem acrescentar e tirar dúvidas dos nossos alunos. Tudo aquilo que vem acrescentar envolve aprendizagem, e tudo é conhecimento que os alunos vêm a adquirir, então a gente fica bem agradecida”, finaliza a diretora Marisa Mayer.
De acordo com o professor Tiago Brutti, irá ter uma continuidade destes projetos para o semestre que vem, realizados neste estilo para aproximar a universidade as escolas do município, tendo a consciência que o currículo é um direito e uma conquista social e a universidade sendo uma entidade filantrópica não faz mais do que a sua obrigação.
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface