Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Cruz Alta receberá cerca de 4 mil mudas do Projeto Coprel Ecologia

Publicada em 08/07/2022

  • Cruz Alta receberá cerca de 4 mil mudas do Projeto Coprel Ecologia

Cerca de 4 mil mudas de árvores nativas serão entregues na segunda quinzena de agosto, ao Horto Florestal de Cruz Alta, através do Projeto Coprel Ecologia. A definição aconteceu na primeira reunião preparatória da 18ª edição do Projeto, em junho.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Cruz Alta recebeu premiação pelo excelente desempenho na execução do Projeto, destacando-se, entre as cinco melhores colocadas das Prefeituras da região. A Coordenadoria de Meio Ambiente realiza o trabalho de orientação aos agricultores, acompanhando a fiscalização da Coprel.

Ao longo dos 15 anos de realização do Coprel Ecologia, foram plantadas 515 mil mudas de árvores nativas em APPs. O sucesso da iniciativa se deve ao desenvolvimento conjunto do projeto entre a Coprel, prefeituras e agricultores.

O Engenheiro Agrônomo, Diogo Regis Furian, explica que a Coprel realiza a organização geral do projeto, adquirindo as mudas e estacas de madeira, disponibilizando a assessoria de engenheiro florestal, fazendo a distribuição para os municípios interessados e acompanhando o desenvolvimento das mudas plantadas. As prefeituras identificam e auxiliam os agricultores interessados em recuperar APP’s em suas propriedades. E por fim, os agricultores fazem o plantio seguindo as normas necessárias.

Os técnicos da Coprel fazem o acompanhamento das áreas reflorestadas e elaboram relatórios sobre a execução do projeto, o que garante excelentes resultados. Todo o processo é fiscalizado pelo Departamento de Biodiversidade (DBio) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura.

Os produtores, quando procurarem a Secretaria, assinarão um termo de compromisso em que se responsabilizam de plantar e cuidar do crescimento das mudas. Diogo comenta que este projeto é fundamental para proporcionar um diálogo com os produtores rurais e, consequentemente, levar mensagens a partir de uma sensibilização ambiental para que eles possam não somente pensar na questão da produção, mas também na preservação do meio ambiente.

O Engenheiro Agrônomo reforça que, de acordo com as regras da Secretaria Estadual de Infra- Estrutura e Meio Ambiente os agricultores podem receber as mudas desde que tenham a disponibilidade para plantar 500 mudas em áreas de preservação permanente.

Em agosto, será realizado o evento oficial que marca a distribuição das mudas, o início do plantio de 2022 e a premiação dos produtores e prefeituras que mais se destacaram no plantio realizado no ano passado.

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
CLARO
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface